Mundo

Companhias aéreas da Indonésia saem da lista negra da União Europeia

Yves Logghe

A lista negra das companhias de aviação proibidas de operar na União Europeia (UE) foi hoje atualizada com a exclusão das transportadoras registadas na Indonésia, entrando ainda em vigor um sistema de alerta para aviões perigosos no espaço europeu.

Segundo a Comissão Europeia, são agora 119 as companhias aéreas interditas na UE.

Um total de 114 transportadoras, certificadas em 15 países, está na lista negra por falta de fiscalização de segurança por parte das autoridades nacionais competentes.

As restantes cinco estão banidas devido a preocupações com a segurança das próprias companhias.

A lista de segurança aérea das companhias proibidas de voar no espaço europeu continua a incluir as transportadoras de São Tomé e Príncipe e Angola, esta última com exceções previstas para a TAAG.

Em maio, as companhias aéreas certificadas em Moçambique foram retiradas da lista.

No caso de Angola, mantém-se a exceção à TAAG, que pode voar para a UE com os aparelhos Boeing B737-700, Boeing B777-200, e Boeing B777-300.

Novo sistema contra aeronaves inseguras

A Eurocontrol pôs hoje a funcionar um sistema para prevenir a entrada de aeronaves inseguras no espaço aéreo europeu, que alerta os controladores de tráfego aéreo da aproximação de aviões que não tenham recebido a devida autorização para tal - a chamada autorização para operador de país terceiro (TCO, na sigla inglesa).

A Eurocontrol é uma organização internacional que gere o tráfego aéreo através de um sistema pan-europeu, com sede em Bruxelas, e é composta por 38 países membros.

Lusa

  • Zona da Indonésia onde foram encontrados destroços do avião vai ser inspecionada
    0:56

    Mundo

    Já foram os encontrados os destroços do avião com 54 pessoas a bordo que desapareceu esta manhã na Indonésia. O alerta foi dado por habitantes da região oriental da província de Papua. Várias testemunhas dizem ter visto o aparelho chocar contra uma montanha e falam em condições adversas, como vento, chuva e nevoeiro. O aparelho da companhia Trigana Air desapareceu antes de aterrar na ilha de Papua, quando se preparava para finalizar um voo de 45 minutos. Fazia a ligação entre a capital da província, na metade indonésia da ilha da Nova Guiné, e a cidade de Oksibil, uma localidade montanhosa só acessível por via aérea. A bordo seguiam 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação. A zona onde foram encontrados os destroços será inspecionada pelas equipas de buscas, assim que amanhecer no local.

  • Muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter água

    Mundo

    Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia, foi esta sexta-feira divulgado.