Mundo

Resgate de crianças e treinador suscita reação de júbilo à escala mundial

Soe Zeya Tun

O resgate das 12 crianças e do seu treinador de futebol, que estiveram presos numa gruta na Tailândia mais de duas semanas, suscitou esta terça-feira uma reação de júbilo à escala mundial, com vários líderes internacionais a celebrarem o feito.

Da distante Islândia, em relação à Tailândia, surgiu a primeira reação de um líder internacional, segundo noticiaram os 'media' internacionais.A primeira-ministra islandesa, Katrin Jakobsdottir, celebrou o sucesso da operação com uma mensagem na rede social Twitter: "Hoje, a esperança, compaixão e coragem ganharam. Grandes desejos de uma recuperação rápida a todos os corajosos rapazes dos vossos amigos na Islândia".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, também utilizou a sua conta no Twitter para saudar as notícias vindas da Tailândia, classificando o resgate das crianças e do treinador como "um belo momento"."Todos livres, belo trabalho!", escreveu o chefe de Estado norte-americano, parabenizando "em nome dos Estados Unidos" os mergulhadores dos fuzileiros da armada tailandesa e todos os outros elementos envolvidos "no resgate com sucesso dos 12 rapazes e do treinador da gruta traiçoeira na Tailândia".

A primeira-dama norte-americana, Melania Trump, também elogiou "o incrível e heroico esforço global" do resgate.A primeira-ministra britânica, Theresa May, foi outra das vozes internacionais que reagiu à conclusão bem-sucedida do resgate do grupo.

"Encantada por ver o resgate bem-sucedido daqueles que estavam presos nas grutas na Tailândia. O mundo estava a ver e estará a saudar a coragem de todos os envolvidos", afirmou May, numa mensagem também publicada nas redes sociais.

De Espanha veio uma mensagem do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, que se congratulou com o sucesso da operação.

"Estamos a receber as melhores notícias da Tailândia (...) Obrigado a todos os heróis", escreveu Sánchez no Twitter.Ainda em Espanha e também através do Twitter, a Casa Real espanhola reagiu aos acontecimentos manifestando "admiração e reconhecimento" ao mergulhador espanhol Fernando Raigal por ter "trabalhado sem descanso num resgate memorável".

"Todos os rapazes e o treinador estão sãos e salvos! Ficámos todos nervosos, minuto a minuto, a ver o seu resgate. Felicidades para as famílias e todos que colaboraram neste resgate incrível", referiu a nota da Casa Real.

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, reagiu também nas redes sociais à operação de salvamento dos jovens tailandeses."Tanto a admirar: a perseverança dos rapazes e do treinador corajosos, e a capacidade e determinação dos seus salvadores", escreveu Steffen Seibert.

Outra das vozes que manifestou a sua alegria pelos acontecimentos na Tailândia foi o empresário e milionário Elon Musk, que disponibilizou ajuda e meios, incluindo um minissubmarino (que não foi utilizado), para o resgate do grupo.

"Ótimas notícias (...) Parabéns à excelente equipa de resgate! Continuo a ser surpreendido pela coragem, resiliência e tenacidade das crianças e da equipa de resgate. O caráter humano no seu melhor", escreveu o dono da Tesla.

As autoridades tailandesas anunciaram hoje que estão a salvo os 12 jovens jogadores de futebol, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, que estavam há mais de duas semanas encurralados numa gruta na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia.

A terceira fase da operação de resgate foi hoje concluída com a saída das últimas quatro crianças e do treinador.As restantes crianças já tinham sido resgatadas, igualmente com sucesso, no domingo e na segunda-feira.

O grupo de 12 rapazes e o treinador foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias.

Lusa

  • Piloto que morreu no Estoril terá ficado sem travões
    1:17
  • Empresa de segurança sob suspeita na Guarda
    4:47
  • Uma rota pelos vinhos do Douro
    4:32

    País

    O tempo de vindimas é também sinónimo de época alta para o turismo no Douro. A oferta de experiências ligadas à vinha e ao vinho é cada vez maior e já existe um roteiro que ajuda os turistas a organizarem melhor as visitas às quintas da região.

  • O embaraço do príncipe Harry
    0:29