Mundo

Autoridades britânicas investigam morte de português numa carrinha da polícia

Andrew Yates

A morte de um português de 30 anos enquanto estava sob custódia policial em Manchester no sábado está a ser investigada pelas autoridades britânicas, confirmou esta quinta-feira a Agência Independente para a Conduta da Polícia (IOPC).

Até agora, as autoridades reuniram vídeos capturados pelas câmaras usadas pelos agentes da polícia, imagens de videovigilância, filmagens feitas por uma testemunha num telemóvel e testemunhos recolhidos junto dos residentes.

O homem foi formalmente identificado como André Moura, residente na região de Manchester, no norte de Inglaterra, nos últimos cinco anos, que tinha sido detido na sexta-feira 06 de julho por volta das 23:30 horas em Oldham, na sequência de um "incidente doméstico".

A polícia da Grande Manchester alega que na origem da detenção esteve a "conduta desordeira" do português, o qual teve de ser controlado com o recurso a gás pimenta quando já estava no exterior da sua residência.

André Moura foi então colocado numa carrinha da polícia para ser transportado para a esquadra de Ashton-under-Lyne, mas quando chegou os agentes constataram que o português estava inanimado.

Apesar de ter sido chamada uma ambulância que o transportou para o Hospital Tameside, foi dado como morto por volta das 01:30 horas de sábado 07 de julho.Uma primeira autópsia não encontrou as razões da morte, pelo que serão feitos mais testes, incluindo toxicológicos.

A diretora regional da IOPC, Amanda Rowe, apresentou as "sinceras condolências" à família, nomeadamente à companheira, e afirmou que as averiguações feitas até agora "ajudam a construir uma imagem do que aconteceu no final da noite de sexta-feira", porém apelou ao contacto de mais testemunhas e de pessoas que tenham feito imagens do incidente.

Lusa

  • Taxistas cumprem terceiro dia de protesto contra a "lei Uber"
    2:29
  • Mais de uma centena de mortos em naufrágio no Lago Vitória, na Tanzânia
    1:19
  • Sporting vence Qarabag

    Liga Europa

    O Sporting estreou-se esta quinta-feira na fase de grupos da Liga Europa com uma vitória em Alvalade, sobre o Qarabag, por 2-0.

  • Marcelo despediu-se da "fascinante aventura" do ensino
    2:51
  • Outubro é o momento da verdade nas negociações do Brexit
    1:37

    Brexit

    Os líderes europeus dizem que outubro é o momento da verdade nas negociações do Brexit. Prometem empenho mas esperam também novas propostas de Theresa May. E só se houver progressos será marcada uma reunião extraordinária em novembro para formalizar o acordo. A reportagem é dos correspondentes da SIC Susana Frexes e Bruno Andrade.