Mundo

Luz azul dos smartphones pode levar à cegueira

Um estudo publicado na revista Scientific Reports, feito por investigadores da Universidade de Toledo, no estado norte-americano do Ohio, revela que a luz azul emitida nos ecrãs dos smartphones pode ser bastante prejudicial para a saúde ocular e levar mesmo à cegueira.

Segundo a investigação, esta luz pode intoxicar as células da retina que, com o passar do tempo, podem matar outras células, afetando cada vez mais a visão e causando, no pior cenário, a cegueira.

A exposição à luz azul acarreta um maior risco de contrair degeneração macular, uma doença que surge habitualmente com a idade e o envelhecimento das células mas que, neste contexto, pode acelerar a cegueira.

Carlos Giusti

Esta luz pode também incomodar o sono quando exposta em ambientes mais escuros.

  • Acidente que vitimou duas pessoas em Pavia originou incêndio rural
    1:19

    País

    Um violento acidente em Pavia, no concelho de Mora, fez este sábado dois mortos e quatro feridos. As vítimas mortais são dois dos três ocupantes de um carro com matrícula estrangeira. O choque entre os dois veículos acabou ainda por dar origem a um incêndio rural que mobilizou 57 operacionais auxiliados por três meios aéreos.

  • Sobe para 43 o número de mortos na queda da ponte em Génova
    1:52
  • Temperaturas voltam a subir este fim-de-semana
    1:48

    País

    As temperaturas voltam a subir este fim-de-semana e podem rondar os 40º em algumas regiões do país. Há 15 distritos sob aviso amarelo devido ao calor e sete em alerta vermelho pelo risco de incêndio. O ministro da Administração Interna já decretou a situação de alerta até a próxima quarta-feira.

  • Daimler chama às oficinas um milhão de carros

    Economia

    O fabricante automóvel alemão Daimler pediu que um milhão de veículos sejam levados às oficinas por suspeita de terem um sistema para manipular as emissões de gases poluentes, afetando praticamente todas as classes, divulga este sábado um jornal.