Mundo

Fogo em ilha grega obriga a evacuar duas localidades

Um grande incêndio está a atingir hoje uma zona florestal na ilha grega de Eubea e o rápido avanço das chamas obrigou as autoridades a evacuar duas localidades, por prevenção.

O fogo teve início numa zona de bosque nos arredores de Messapion, e apesar de o autarca local, Yorgos Psathas, ter assegurado que não há ameaça para casas ou vidas humanas, ordenou a evacuação da aldeia de Kondostupi, com cerca de 300 habitantes, que ficou rodeada pelas chamas.

O fogo estava a avançar com grande velocidade devido aos ventos fortes registados em toda a região.

Também foi evacuada, de forma preventiva, a localidade de Stavros, que poderá ficar ameaçada se o vento mudar de direção. O mosteiro de Panayía Gorgoepikoos também foi desalojado.

As chamas estão a ser combatidas por 60 bombeiros, apoiados por 28 meios terrestres e dez aéreos, que serão reforçados por outros dois aviões que foram solicitados.

A ilha de Eubea, situada na costa oriental do mar Egeu e cuja capital, Calcis, se encontra a apenas 80 quilómetros a norte de Atenas, está sob alerta vermelho desde há vários dias.

O incêndio de hoje é o primeiro que obriga a evacuar localidades desde a tragédia de há duas semanas na região de Atica, perto da capital grega, onde um fogo arrasou Mati e causou 94 mortos.

Lusa

  • Sismo de 3.4 sentido no litoral norte do país

    País

    Um sismo de 3.4 na escala de Richter foi registado por volta das 20:00. Segundo as informações, todo o norte litoral do país sentiu o abalo, nomeadamente os distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo.

  • Pertual: Portugal em Mirandês
    19:02
  • O plástico invadiu a Biosfera
    5:45
  • PSD tem a maior queda e vê PS subir nas intenções de voto
    2:22
  • Muitos britânicos querem segundo referendo ao Brexit
    2:02