Mundo

Geórgia declara emergência devido ao furacão

JIM LO SCALZO

O governador da Geórgia, nos Estados Unidos da América, declarou esta quarta-feira o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o furacão Florence alterar a sua rota para sudoeste.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o governador, Nathan Deal, disse que o estado está a mobilizar "todos os recursos disponíveis para garantir a segurança pública antes da chegada do furacão Florence".

A declaração do governador surgiu depois de o Serviço Meteorológico Nacional norte-americano admitir a possibilidade de o furacão alterar a sua rota e virar para sudoeste à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.

Também esta quarta-feira foi anunciado que o Mississipi está a enviar membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Numa mensagem de vídeo emitida pela Casa Branca, o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o governo está "completamente preparado" para o furacão Florence, mas pediu às pessoas para terem todos os cuidados.

"Não brinquem com ele. É um dos grandes", afirmou.

O Florence, que já obrigou à retirada de mais de um milhão de pessoas, pode ser um dos furacões mais destruidores das últimas décadas na costa atlântica dos Estados Unidos, alertaram especialistas.

O furacão, de categoria 4, deve chegar na quinta-feira à costa norte-americana.

Lusa

  • Os caçadores de furacões
    1:49

    Mundo

    Enquanto milhares de pessoas se preparam para o furacão Florence, há outros que passam a vida a enfrentá-los, por dever ou por paixão. Conhecidos como os Caçadores de Furacões, têm a coragem de registar cenas de grande tensão e risco.

  • Florence poderá ser a tempestade mais perigosa dos últimos 25 anos
    3:09

    New Articles

    A costa sudeste  dos Estados Unidos está em alerta máximo e a preparar-se para a chegada do furacão Florence. As autoridades mandaram evacuar as zonas mais em risco e os especialistas dizem que a tempestade pode mesmo ser a mais perigosa dos últimos 25 anos, com ventos a soprarem a mais de 225 quilómetros por hora e chuvas torrenciais como nunca se viu na região.

  • Furacão Florence está a caminho dos EUA e é extremamente perigoso
    1:06

    Mundo

    Toda a costa sudeste dos EUA está em alerta máximo devido à chegada do furacão Florence. De acordo com especialistas é extremamente perigoso e poderá provocar efeitos devastadores. Está previsto que atinja território norte-americano esta quinta-feira e que fique uns dias parado na zona de impacto. Os ventos já atingem os 220 quilímetros/hora e as ondas devem chegar aos cinco metros.

  • A "pena maior" de Constantino Oliveira
    26:03
  • CNN vs. Donald Trump
    1:50