Mundo

O fenómeno dos furacões e tufões

Entrevista SIC

O fenómeno dos furacões e tufões

O professor Pedro Miranda, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explicou que a época mais propícia para a formação de furacões no Oceano Atlântico é entre junho e novembro, sendo setembro o pico. Em entrevista à SIC, disse ainda que o vento e o oceano quente potenciam a formação destes fenómenos. 

  • "O Atlântico está com energia acumulada muito elevada que potencia furacões e tempestades"
    0:34

    Edição da Manhã

    O furacão Florence baixou para a categoria 2, mas continua a ser extremamente perigoso. O Helene deve chegar no sábado aos Açores, espera-se que os efeitos se sintam em todas as ilhas. No Atlântico formou-se já uma tempestade e há a possibilidade de uma outra, no Golfo do México. A confirmarem-se todos estes fenómenos, o climatologista Mário Marques diz que pode ser uma situação única no Atlântico.

  • Vários países da Ásia ameaçados por dois tufões
    1:25

    Mundo

    Na zona do Oceano Pacífico, dois tufões ameaçam vários países asiáticos. As Filipinas estão em alerta máximo e já evacuaram centenas de povoações costeiras do norte do país, devido à possível chegada do tufão Mangkhut, na sexta-feira. Macau e Hong Kong também estão em alerta por estarem na rota do Mangkhut. Na China, o tufão Barijat atingiu a província de Guangdonhg, o que causou a saída de milhares de pessoas das suas casas.

  • O furacão Florence visto do espaço
    0:57

    Mundo

    Está a caminho da costa leste dos EUA o Florence, um furacão com cerca de 650 quilómetros de diâmetro. As imagens captadas a partir do espaço permitem perceber as dimensões daquela que se espera seja a pior tempestade dos últimos 25 anos.

  • Geórgia declara emergência devido ao furacão

    Mundo

    O governador da Geórgia, nos Estados Unidos da América, declarou esta quarta-feira o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o furacão Florence alterar a sua rota para sudoeste.

  • Os caçadores de furacões
    1:49

    Mundo

    Enquanto milhares de pessoas se preparam para o furacão Florence, há outros que passam a vida a enfrentá-los, por dever ou por paixão. Conhecidos como os Caçadores de Furacões, têm a coragem de registar cenas de grande tensão e risco.

  • Enfermeiros iniciam greve de dois dias 

    Economia

    Os sindicatos dos enfermeiros deram início, à meia noite, a dois dias de greve nacional que visa pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.