Mundo

O fenómeno dos furacões e tufões

Entrevista SIC

O fenómeno dos furacões e tufões

O professor Pedro Miranda, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explicou que a época mais propícia para a formação de furacões no Oceano Atlântico é entre junho e novembro, sendo setembro o pico. Em entrevista à SIC, disse ainda que o vento e o oceano quente potenciam a formação destes fenómenos. 

  • "O Atlântico está com energia acumulada muito elevada que potencia furacões e tempestades"
    0:34

    Edição da Manhã

    O furacão Florence baixou para a categoria 2, mas continua a ser extremamente perigoso. O Helene deve chegar no sábado aos Açores, espera-se que os efeitos se sintam em todas as ilhas. No Atlântico formou-se já uma tempestade e há a possibilidade de uma outra, no Golfo do México. A confirmarem-se todos estes fenómenos, o climatologista Mário Marques diz que pode ser uma situação única no Atlântico.

  • Vários países da Ásia ameaçados por dois tufões
    1:25

    Mundo

    Na zona do Oceano Pacífico, dois tufões ameaçam vários países asiáticos. As Filipinas estão em alerta máximo e já evacuaram centenas de povoações costeiras do norte do país, devido à possível chegada do tufão Mangkhut, na sexta-feira. Macau e Hong Kong também estão em alerta por estarem na rota do Mangkhut. Na China, o tufão Barijat atingiu a província de Guangdonhg, o que causou a saída de milhares de pessoas das suas casas.

  • O furacão Florence visto do espaço
    0:57

    Mundo

    Está a caminho da costa leste dos EUA o Florence, um furacão com cerca de 650 quilómetros de diâmetro. As imagens captadas a partir do espaço permitem perceber as dimensões daquela que se espera seja a pior tempestade dos últimos 25 anos.

  • Geórgia declara emergência devido ao furacão

    Mundo

    O governador da Geórgia, nos Estados Unidos da América, declarou esta quarta-feira o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o furacão Florence alterar a sua rota para sudoeste.

  • Os caçadores de furacões
    1:49

    Mundo

    Enquanto milhares de pessoas se preparam para o furacão Florence, há outros que passam a vida a enfrentá-los, por dever ou por paixão. Conhecidos como os Caçadores de Furacões, têm a coragem de registar cenas de grande tensão e risco.

  • Diretor do Museu Serralves demite-se

    Cultura

    O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou esta sexta-feira o pedido de demissão à administração da Fundação Serralves.

  • Filho de José Eduardo dos Santos vai a tribunal pelo "caso dos 500 milhões"
    1:44

    Mundo

    O filho do ex-Presidente angolano José Filomeno dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe enfrentam a acusação do Ministério Público, no chamado "caso dos 500 milhões", que os acusa de alegada associação criminosa, fraude e branqueamento de capitais. Em Luanda, a Procuradoria-Geral da República confirmou o envio do processo para tribunal.

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.

  • PGR de Angola confirma detenção de antigo ministro

    Mundo

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola confirmou esta sexta-feira a detenção do antigo ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, indiciado pela prática dos crimes de peculato, corrupção, branqueamento de capitais, entre outros puníveis pelo Código Penal.