Mundo

Florence aproxima-se da Carolina do Norte, Centro Nacional de Furacões alerta para "perigo mortal"

Eduardo Munoz/ Reuters

O olho do furacão Florence está a chegar à costa da Carolina do Norte, encontrando-se a cerca de 45 quilómetros a leste de Wilmington, segundo o Centro Nacional de Furacões. Apesar de ter perdido força, o NHC alertou que os furacões e a tempestade que os acompanha representam um "perigo mortal".

Os ventos causados pelo furacão estendem-se a 150 quilómetros do seu centro e a força da tempestade tropical chega aos 315 quilómetros.


De acordo com os meteorologistas as condições vão piorar à medida que a tempestade chega à costa próxima da Carolina do Norte e Carolina do Sul, deslocando-se lentamente para o interior.


O Centro Nacional de Furacões informou na sexta-feira que na ilha de Emerald, na Carolina do Norte, a 135 quilómetros a norte de Wilminghton, foram registadas inundações.


O furacão Florence perdeu força nas últimas horas e baixou hoje para a categoria 1, registando ventos máximos sustentados de 150 quilómetros por hora.

No seu último boletim, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informou que o Florence reduziu de 2 para 1 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5.


O Florence chegou a ser classificado de um furacão de categoria 4, registando ventos máximos sustentados de 220 quilómetros por hora. Durante a madrugada, o olho furacão estava localizado a 70 quilómetros a sudoeste de Morehead City, na Carolina do Norte, e 85 quilómetros a leste de Wilmington, na Carolina do Norte, onde vivem mais de 100 mil pessoas.


O furacão está a mover-se para noroeste a uma velocidade de nove quilómetros por hora, com ventos máximos sustentados de 150 quilómetros por hora.

Com Lusa

  • Portuguesa revela conselhos das autoridades com aproximação do furacão Florence
    4:34

    New Articles

    Teresa Franco Dias, uma estudante portuguesa na Carolina do Sul, esteve em direto esta sexta-feira na SIC Notícias para falar sobre a aproximação do furacão Florence daquele estado norte-americano. A portuguesa explica que as autoridades têm dado indicações para que se compre água e comidas que não seja preciso cozinhar, razão pela qual explica que as prateleiras dos supermercados se encontram vazias. Apesar do dia de sol e calor nesta quinta-feira, como relata, os residentes são aconselhados a ficar em casa esta sexta-feira devido aos ventos fortes e chuva intensa que se fazem prever.

  • O furacão Florence visto do espaço
    0:57

    Mundo

    Está a caminho da costa leste dos EUA o Florence, um furacão com cerca de 650 quilómetros de diâmetro. As imagens captadas a partir do espaço permitem perceber as dimensões daquela que se espera seja a pior tempestade dos últimos 25 anos.

  • O tempo para hoje
    1:15

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e de evolução no interior durante a tarde. Vento de noroeste no litoral oeste e nas terras altas.

  • Enfermeiros iniciam greve de dois dias 

    Economia

    Os sindicatos dos enfermeiros deram início, à meia noite, a dois dias de greve nacional que visa pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.