Mundo

Furacão Florence provoca cinco mortos no estado da Carolina do Norte

O furacão Florence provocou pelo menos cinco vítimas nos Estados Unidos da América, entre as quais uma mãe e um bebé, anunciou esta sexta-feira a polícia de Wilmington, do Estado da Carolina do Norte.

"Uma mulher e o seu bebé morreram quando uma árvore caiu sobre a sua casa. O pai está ferido" e hospitalizado, escreveu a polícia na rede social Twitter. Acompanhado por chuvas torrenciais e ventos violentos, o furacão chegou a terra, neste estado, hoje de manhã.

O furacão Florence, que atingiu hoje de manhã a costa atlântica dos Estados Unidos, representará ainda uma "grande ameaça" nas próximas entre 24 e 36 horas, advertiu a Agência Federal das Situações de Emergência norte-americana (FEMA, na sigla inglesa).

Acompanhado de chuvas diluvianas e ventos violentos, o Florence tocou terra no estado da Carolina do Norte às 07:15 locais (12:15 de Lisboa) e já causou enormes inundações, encurralando os habitantes em casa.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou hoje que nenhum cidadão português sofreu prejuízos na passagem do furacão Florence e que o Governo está a acompanhar o alerta de super tufão em Macau.

Com Lusa

  • Vídeos amadores mostram passagem do furacão Florence pelos EUA
    2:01

    Mundo

    O furacão Florence tornou-se mais fraco, estando agora na categoria 1, mas as autoridades continuam a temer que possa provocar inundações ao nível de um furacão de categoria 4. À passagem pela costa leste dos Estados Unidos, a chuva e ventos fortes foram captados pela lente de quem decidiu não abandonar as casas.

  • Rumor sobre Florence "transportar" tubarões assusta norte-americanos
    3:36

    Mundo

    O correspondente da SIC nos EUA explicou que, depois da passagem do furacão Florence, que passou agora a tempestade tropical, a Proteção Civil norte-americana presta agora socorro aos que não quiseram abandonar as suas casas. Luís Costa Ribas explica ainda que nas redes sociais, uma fotomontagem alegando que o furacão teria transportado tubarões durante as inundações, tornou-se viral.

  • Fenómeno igual ao furacão Florence em Portugal é “improvável”
    7:49

    País

    O presidente do IPMA esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para explicar os fenómenos climáticos do furacão Florence e da tempestade Helene. Miguel Miranda explica que os Açores são mais sensíveis a estas ocorrências, mas indica que algumas podem mesmo afetar o continente. Em relação ao Florence, o especialista afirma que é de uma dimensão acima do que estamos habituados a ver em Portugal.

  • Florence deixa rasto de destruição pela costa leste dos EUA
    2:19

    Mundo

    O furacão Florence já está a fustigar a costa leste dos Estados Unidos. Mesmo reduzido a tempestade tropical, provocou já inundações e um rasto de destruição. Há mais de meio milhão de pessoas sem eletricidade e centenas à espera de serem resgatadas de locais onde choveu em três horas o que costuma chover num mês.

  • CP investiga avaria em alfa-pendular
    1:07

    País

    A CP abriu um inquérito para investigar uma avaria num alfa pendular, que esteve em risco de descarrilar, precisamente há uma semana. O comboio fazia a ligação entre Lisboa e Braga.

  • Ida para a SIC "foi uma decisão muito solitária"
    0:15
  • Uma gala, um anel e um pedido de casamento. O filme da noite da 70.ª edição dos Emmy
    1:13
  • A publicação dos U2 que irritou os fãs portugueses

    Cultura

    Num Altice Arena lotado, os U2 deram este domingo o primeiro de dois concertos em Lisboa. O balanço do espetáculo foi muito positivo mas o problema veio depois. Tudo por causa de uma publicação que a banda irlandesa fez no Twitter, a propósito de algumas das principais figuras portuguesas.

  • Serena Williams recusa pedir desculpa a árbitro português
    1:13

    Desporto

    Serena Williams abordou a polémica em torno da arbitragem na final do Open dos Estados Unidos da América, numa entrevista a um órgão de comunicação australiano. A tenista norte-americana afirmou que continua sem perceber a forma como foi tratada e defende que tem a razão do lado dela.

  • Juiz condenado a um ano e meio de prisão por violência doméstica
    1:34

    País

    O Tribunal da Relação de Guimarães condenou, esta segunda-feira, um juiz a um ano e meio de prisão com pena suspensa por violência doméstica. Vítor Vale terá ainda de pagar uma indemnização de 7500 euros à ex-companheira pelos danos causados pelas mensagens ofensivas e ameaçadoras.