Mundo

Furacão Florence provoca cinco mortos no estado da Carolina do Norte

O furacão Florence provocou pelo menos cinco vítimas nos Estados Unidos da América, entre as quais uma mãe e um bebé, anunciou esta sexta-feira a polícia de Wilmington, do Estado da Carolina do Norte.

"Uma mulher e o seu bebé morreram quando uma árvore caiu sobre a sua casa. O pai está ferido" e hospitalizado, escreveu a polícia na rede social Twitter. Acompanhado por chuvas torrenciais e ventos violentos, o furacão chegou a terra, neste estado, hoje de manhã.

O furacão Florence, que atingiu hoje de manhã a costa atlântica dos Estados Unidos, representará ainda uma "grande ameaça" nas próximas entre 24 e 36 horas, advertiu a Agência Federal das Situações de Emergência norte-americana (FEMA, na sigla inglesa).

Acompanhado de chuvas diluvianas e ventos violentos, o Florence tocou terra no estado da Carolina do Norte às 07:15 locais (12:15 de Lisboa) e já causou enormes inundações, encurralando os habitantes em casa.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou hoje que nenhum cidadão português sofreu prejuízos na passagem do furacão Florence e que o Governo está a acompanhar o alerta de super tufão em Macau.

Com Lusa

  • Vídeos amadores mostram passagem do furacão Florence pelos EUA
    2:01

    Mundo

    O furacão Florence tornou-se mais fraco, estando agora na categoria 1, mas as autoridades continuam a temer que possa provocar inundações ao nível de um furacão de categoria 4. À passagem pela costa leste dos Estados Unidos, a chuva e ventos fortes foram captados pela lente de quem decidiu não abandonar as casas.

  • Rumor sobre Florence "transportar" tubarões assusta norte-americanos
    3:36

    Mundo

    O correspondente da SIC nos EUA explicou que, depois da passagem do furacão Florence, que passou agora a tempestade tropical, a Proteção Civil norte-americana presta agora socorro aos que não quiseram abandonar as suas casas. Luís Costa Ribas explica ainda que nas redes sociais, uma fotomontagem alegando que o furacão teria transportado tubarões durante as inundações, tornou-se viral.

  • Fenómeno igual ao furacão Florence em Portugal é “improvável”
    7:49

    País

    O presidente do IPMA esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para explicar os fenómenos climáticos do furacão Florence e da tempestade Helene. Miguel Miranda explica que os Açores são mais sensíveis a estas ocorrências, mas indica que algumas podem mesmo afetar o continente. Em relação ao Florence, o especialista afirma que é de uma dimensão acima do que estamos habituados a ver em Portugal.

  • Florence deixa rasto de destruição pela costa leste dos EUA
    2:19

    Mundo

    O furacão Florence já está a fustigar a costa leste dos Estados Unidos. Mesmo reduzido a tempestade tropical, provocou já inundações e um rasto de destruição. Há mais de meio milhão de pessoas sem eletricidade e centenas à espera de serem resgatadas de locais onde choveu em três horas o que costuma chover num mês.

  • Taxistas em protesto por tempo indeterminado
    1:59

    País

    Os taxistas que esta quarta-feira manifestaram-se em Lisboa, no Porto e em Faro decidiram continuar com o protesto por tempo indeterminado. No entender das associações dos profissionais, a luta só vai acabar quando conseguirem travar a lei que regula as plataformas digitais como a Uber ou a Cabify.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.