Mundo

Super tufão Mangkhut atingirá ainda hoje as Filipinas

Super tufão Mangkhut atingirá ainda hoje as Filipinas

Na Ásia, vários países elevaram o nivel de alerta por causa de um gigantesco tufão de categoria 5, a mais alta da escala. O Mangkhut deverá muito em breve chegar às Filipinas, onde 5 milhões de pessoas deverão ser afetadas, explica Ronald Reonal, da Proteção Civil.

  • Filipinas em alerta máximo por causa do tufão Manghut
    1:36

    Mundo

    No Pacífico há dois tufões a ameaçar vários países da Ásia. As Filipinas estão em alerta devido à aproximação do tufão Manghut que tem mais de 900 quilómetros de extensão e ventos que registam 260 quilómetros/hora. Também Macau e Hong kong estão em alerta.

  • O fenómeno dos furacões e tufões
    6:40

    Mundo

    O professor Pedro Miranda, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explicou que a época mais propícia para a formação de furacões no Oceano Atlântico é entre junho e novembro, sendo setembro o pico. Em entrevista à SIC, disse ainda que o vento e o oceano quente potenciam a formação destes fenómenos. 

  • Vários países da Ásia ameaçados por dois tufões
    1:25

    Mundo

    Na zona do Oceano Pacífico, dois tufões ameaçam vários países asiáticos. As Filipinas estão em alerta máximo e já evacuaram centenas de povoações costeiras do norte do país, devido à possível chegada do tufão Mangkhut, na sexta-feira. Macau e Hong Kong também estão em alerta por estarem na rota do Mangkhut. Na China, o tufão Barijat atingiu a província de Guangdonhg, o que causou a saída de milhares de pessoas das suas casas.