Mundo

Filhos de Moubarak detidos no Egito por fraude financeira

Mohamed Abd El Ghany

Os dois filhos do ex-Presidente egípcio Hosni Moubarak, afastado na revolução de 2011, foram detidos este sábado por suspeita de "manipulação do mercado bolsista", anunciou fonte judicial.

Gamal e Alaa Moubarak e outras três pessoas são acusadas de concertar a aquisição da maioria das ações de vários bancos através de empresas-fachada, sem o declarar na bolsa, como a lei obriga.

Os suspeitos foram detidos por ordem de um juiz durante uma audiência, num tribunal do Cairo, e serão transferidos ainda hoje para uma prisão, segundo a fonte.

Gamal Moubarak, que presidiu ao poderoso comité político do partido no poder durante o regime do pai, foi muito anos apontado como seu sucessor.

O irmão Amaal, mais velho, mantinha-se afastado da política, mas é suspeito de ter feito fortuna graças à influência do pai.

Após a revolução de 2011 no Egito, Hosni Moubarak, que esteve no poder 30 anos, foi alvo de vários processos judiciais. Condenado a prisão perpétua pela morte de centenas de manifestantes durante a revolução, acabou por ser absolvido num segundo julgamento e libertado em março de 2017.

Os dois filhos também foram detidos e acusados em vários processos, mas estavam ambos em liberdade desde há três anos.

Alaa e Gamal foram condenados em maio de 2015, juntamente com o pai, a três anos de prisão por terem desviado mais de 10 milhões de euros de fundos públicos, mas o tempo que tinham cumprido em prisão preventiva ultrapassava a pena de prisão, pelo que saíram em liberdade.

Lusa

  • Avião presidencial de Donald Trump investigado por peritos em explosivos
    0:54

    Mundo

    O Air Force One foi alvo de uma investigação por uma equipa especializada em explosivos devido a uma suposta ameaça. A operação foi montada, depois de uma mulher ter conduzido um carro até à base militar de Maryland, onde se localiza o avião presidencial de Donald Trump e ter alegado que no interior do carro estavam explosivos.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.