Mundo

Turquia condena britânico a sete anos de prisão por ligações a milícia curda

Um tribunal turco condenou a sete anos e meio de prisão um britânico detido em 2017 e acusado de ligações a uma milícia curda que a Turquia considera terrorista, noticiou na sexta-feira uma agência privada turca.

Joe Robinson, 25 anos, foi considerado culpado de pertencer a uma organização terrorista por um tribunal de Aydin, no oeste da Turquia, segundo a agência DHA.

O britânico foi detido em julho de 2017 em Aydin, onde passava férias com a namorada, depois de ter publicado fotos em que aparecia de camuflado ao lado de combatentes das YPG, milícias curdas da Síria apoiadas pelos Estados Unidos, mas consideradas terroristas pela Turquia.

Robinson esteve detido preventivamente até novembro, altura em que foi autorizado a aguardar julgamento em liberdade.

O britânico não esteve em tribunal "por razões de saúde", mas a sua defesa anunciou a intenção de recorrer, segundo a DHA.

A namorada de Robinson, Mira Rojkan, de nacionalidade búlgara, também foi detida em julho, mas foi rapidamente posta em liberdade condicional.

Também julgada na sexta-feira, foi condenada a um ano, dez meses e 15 dias de prisão por "propaganda terrorista". Segundo a DHA, a mulher está atualmente em Inglaterra.

Joe Robinson, de acordo com a imprensa britânica, é um antigo soldado que esteve nomeadamente no Afeganistão, em 2012, e que em 2015 passou cinco meses na Síria com as YPG para combater o grupo extremista Estado Islâmico.

Ao regressar ao Reino Unido foi detido, por suspeita de ligações a grupos terroristas, mas libertado sem acusações.

Lusa

  • Taxistas em protesto por tempo indeterminado
    1:59

    País

    Os taxistas que esta quarta-feira manifestaram-se em Lisboa, no Porto e em Faro decidiram continuar com o protesto por tempo indeterminado. No entender das associações dos profissionais, a luta só vai acabar quando conseguirem travar a lei que regula as plataformas digitais como a Uber ou a Cabify.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.