Mundo

Carta inédita revela receios de Einstein antes de os nazis chegarem ao poder

Uma década antes de os nazis chegarem ao poder na Alemanha, o físico Albert Einstein estava já em fuga e com medo do futuro do seu país, segundo uma carta manuscrita agora revelada.

Einstein tinha acabado de saber que o seu amigo de longa data e colega judeu, ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha, Walther Rathenau, fora assassinado por extremistas de direita e que a sua própria vida estava em risco. Então, em 1922, o célebre físico fugiu de Berlim e refugiou-se no norte da Alemanha.

A carta manuscrita agora revelada foi escrita nesse momento, dirigida à sua irmã mais nova, Maja, alertando-a sobre os perigos do emergente nacionalismo e antissemitismo, ainda antes de os nazis terem chegado ao poder, em 1933.

A carta, até agora desconhecida, foi apresentada por um colecionador anónimo e deve ir a leilão, na próxima semana, em Jerusalém, com um preço de licitação inicial de 12 mil dólares (cerca de 10 mil euros).

O documento tem data de 1922 e mostra que Einstein estava seriamente preocupado com o futuro da Alemanha, um ano antes de um primeiro golpe dos nazis, falhado, para tentarem chegar ao poder.

"Estão a formar-se tempos económica e politicamente sombrios, fico feliz por me afastar de tudo", escreveu Albert Einstein na carta, presumivelmente remetida quando o físico estava hospedado na cidade portuária de Kiel (no norte da Alemanha).

"A carta revela-nos os pensamentos na mente e no coração de Einstein, num estádio preliminar do terror nazi", disse Meron Eren, coproprietário da empresa que vai levar o documento a leilão.Einstein escrevia: "Estou bem, apesar do antissemitismo entre os meus colegas alemães. Estou aqui recolhido, sem barulho e sem sentimentos desagradáveis, e estou a ganhar o meu dinheiro, independente do Estado, por isso sou, realmente, um homem livre".

O diretor assistente do Projeto Einstein, no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Caltech, nos EUA, Ze'ev Rosenkrantz, disse que esta não era a primeira vez que Einstein alertava para o antissemitismo alemão, mas capturou o seu estado de espírito neste momento importante da sua vida.

Nesse mesmo ano de 1922, Einstein recebeu o prémio Nobel da Física.Einstein viria a renunciar à cidadania em alemã em 1933, depois de Hitler se tornar Chanceler.O físico foi viver para os EUA, onde permaneceu até à sua morte, em 1955.

Lusa

  • Sismo de 3.4 sentido no litoral norte do país

    País

    Um sismo de 3.4 na escala de Richter foi registado por volta das 20:00. Segundo as informações, todo o norte litoral do país sentiu o abalo, nomeadamente os distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo.

  • Pertual: Portugal em Mirandês
    19:02
  • O plástico invadiu a Biosfera
    5:45
  • PSD tem a maior queda e vê PS subir nas intenções de voto
    2:22
  • Muitos britânicos querem segundo referendo ao Brexit
    2:02