Mundo

Milhares de casas evacuadas devido a novo incêndio na Califórnia

Marcio Jose Sanchez

Milhares de pessoas foram retiradas das suas casas devido a um novo incêndio que deflagrou na quinta-feira e avançou com grande rapidez no norte da Califórnia, Estados Unidos da América, informaram as autoridades locais.

Segundo o departamento florestal de proteção contra incêndios da Califórnia, já arderam mais de 2.000 hectares.

O movimento de retirada afetou as localidades de Pulga e Concow, no condado de Butte, e ainda a povoação de Paradise, a cerca de 140 quilómetros de Sacramento, onde um hospital e várias escolas também foram evacuados.

O fogo deflagrou às primeiras horas da manhã de quinta-feira (hora local) e propagou-se rapidamente num terreno muito seco e com a ajuda de fortes ventos que sopram na região com rajadas que atingem 80 quilómetros por hora.

Os bombeiros indicaram que o incêndio, cujas causas se desconhecem, começou numa zona próxima de duas estradas locais, paralelas a uma autoestrada.

A maior companhia de fornecimento de gás e eletricidade da Califórnia indicou que foi cortado o abastecimento a 14 mil residentes a pedido dos bombeiros para garantir a segurança.

Os grandes incêndios têm-se tornado cada vez mais frequentes e violentos na Califórnia.

De acordo com o registo oficial que remonta a 1932, quatro dos cinco fogos mais destrutivos da história deste estado ocorreram nos últimos seis anos.

Em setembro, os bombeiros deram como controlado um incêndio que esteve ativo desde julho e foi considerado o maior dos que estão documentados na história da Califórnia.

Lusa

  • Açores sob aviso laranja até sábado para vento forte e agitação marítima

    País

    O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para o agravamento do tempo a partir do final do dia, devido a uma depressão a norte do arquipélago. O IPMA colocou os grupos central e ocidental em alerta para o vento forte e agitação marítima enquanto a Autoridade Marítima Nacional apela ao reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas" e " evitar de passeios junto ao mar, em especial nos molhes, e nas praias".

  • Em Portugal surgem cerca de 500 novos casos de cancro do pâncreas todos os anos
    4:18

    País

    Assinala-se hoje o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas. Todos os anos surgem, em Portugal, cerca de 500 casos novos de doentes com cancro do pâncreas, uma das doenças mais letais, com uma taxa de sobrevivência que não ultrapassa muito os 10 por cento. Ana Raimundo, diretora clínica da CUF Instituto de Oncologia, esteve na Edição da Manhã para nos falar daquela que é a terceira neoplasia maligna mais frequente do tubo digestivo em Portugal.

  • Contas Poupança ajuda-o a preparar-se para os descontos da Black Friday
    8:07
  • Juiz Ivo Rosa passa a ter segurança pessoal
    1:04

    Operação Marquês

    Desde terça-feira que Ivo Rosa tem segurança garantida pela PSP. Dois elementos do Corpo de Segurança Pessoal da polícia acompanham o juiz do Processo Marquês para todo o lado. O pedido foi feito por Ivo Rosa junto do Conselho Superior de Magistratura que remeteu o assunto para o SIS - Serviço de Informações de Segurança.