Mundo

Nascem cada vez menos bebés no mundo

Athit Perawongmetha

O número médio de filhos está a diminuir em todo o mundo e de uma forma significativa. A taxa de natalidade caiu para menos de metade dos valores registados a meio do século passado.

Em 1950, cada mulher tinha, em média, cerca de 5 filhos. O valor caiu para menos de metade - 2,4 filhos- em 2017.

A juntar á queda da natalidade, junta-se o facto de as mulheres terem filhos cada vez mais tarde, em especial nos países mais desenvolvidos.

Segundo um estudo da revista The Lancet divulgado pela BBC, os países mais desenvolvidos são os mais afetados como a Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul ou Taiwan.

Os investigadores apontam várias consequências para este fenómeno, desde logo a sustentabilidade dos sistemas financeiros, de saúde e de segurança social dos vários países.

A diminuição dos nascimentos vai fazer com que haja mais avós do que netos e pode comprometer a demografia dos vários países.

Ainda segundo o estudo, apesar de metade dos países do mundo ainda contar com nascimentos suficientes para crescer, há cada vez mais países economicamente avançado, pelo que a tendência será para continuar a baixar a taxa de natalidade.

Mariana Bazo