Mundo

Líder norte-coreano inicia visita à China

KCNA

Kim Jong-un "visita a China entre 7 e 10 de janeiro a convite de Xi Jinping", adiantou a KCNA.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, iniciou esta segunda-feira uma visita à China para se encontrar com o Presidente chinês, Xi Jinping, divulgou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Durante a tarde de hoje tinha sido noticiado que um comboio especial norte-coreano tinha entrado hoje na China, aumentando as especulações sobre uma eventual visita a Pequim do dirigente norte-coreano Kim Jong-un, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

O comboio, que atravessou a fronteira cerca das 22:15 locais (13:15 em Lisboa), é aguardado em Pequim na manhã de terça-feira, acrescentou a agência sul-coreana, citando uma fonte não identificada.

Em 2018, Kim deslocou-se por três vezes à China para se encontrar com o Presidente chinês, Xi Jinping, mas nenhuma destas viagens foi anunciada previamente.

As primeiras informações relacionadas com a primeira vista de Kim à China, em março, antes de se reunir com o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, e o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, foram anunciadas quando o seu comboio foi assinalado em Pequim.

A China é um importante interveniente no dossiê dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte e permanece o principal aliado diplomático e comercial de Pyongyang.

As conversações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos estão bloqueadas desde a cimeira histórica de junho de 2018 em Singapura entre o Presidente norte-americano e o líder norte-coreano.

A eventualidade de uma segunda cimeira entre Kim e Trump continua a ser motivo de especulações.

Kim Jon-un festeja na terça-feira o seu 36.º aniversário, mas esta informação nunca foi confirmada pela Coreia do Norte.

Lusa

  • Primeiro-ministro alerta para riscos de 2019
    2:31