Opinião

Os não debates

Manual dos (não) debates

1. Dizer que se quer debater;

2. Fazer propostas irrealistas para que não haja debates;

3. Dizer que se quer debater;

4. Tentar combinar debates;

5. Dizer que se quer debater;

6. Marcar um debate na televisão pública;

7. Dizer que se quer debater;

8. Sugerir um segundo debate «a meias» nas TVs privadas;

9. Dizer que se quer debater;

10. Aceitar um segundo debate numa TV privada, excluindo a outra (sem explicação plausível, coerente. Melhor, sem qualquer explicação);

11. Dizer que se quer debater;

12. Escrever comunicados;

13. Dizer que se quer debater;

14. Recusar os dois debates, porque afinal devem ser três;

15. Dizer que se quer debater;

16. Arrumar o assunto, sem definir quantos debates são, afinal;

17. Dizer que se quer debater;

18. Não debater;

19. Dizer que se quer debater.

Nota: Não ignorar neste manual que se tratam de dois candidatos a líder de um partido; Da eleição sairá um candidato a primeiro-ministro pelo partido que hoje tem mais deputados no Parlamento; Não esquecer que os dois foram, em simultâneo, vice-presidentes do partido.

  • Há ou não debates entre Santana Lopes e Rui Rio?
    1:29

    País

    Os dois candidatos à liderança do PSD ainda não se entenderam sobre quantos debates vão fazer. Pedro Santana Lopes quer fazer três frente-a-frente com Rui Rio, um em cada canal de televisão. Já Rui Rio concordou em fazer dois debates nas televisões e admitiu a hipótese de fazer mais um na rádio.

  • "É preciso existir debate, o partido tem que mexer"
    1:02

    País

    O líder do PSD Madeira considera importante o debate entre os dois candidatos à presidência do partido a nível nacional. Miguel Albuquerque recusa revelar se apoia Rui Rio ou Pedro Santana Lopes e deu liberdade de voto aos militantes "laranja" madeirenses. O dirigente insular diz que o fundamental é que o PSD se afirme como alternativa, na qual os portugueses se revejam.

  • Santana Lopes só aceita debates com Rui Rio se forem nas três televisões

    País

    A candidatura de Pedro Santana Lopes só aceita debater com Rui Rio se os frente a frente forem realizados nos três canais generalistas: SIC, RTP e TVI. Esta é a reação de Santana Lopes à proposta feita pela candidatura de Rui Rio, que queria apenas dois debates, um no canal público e um outro a meias, entre a SIC e a TVI, modelo que os dois canais privados recusaram.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Rui Rio recusa debate na SIC e afirma que "o tema dos debates acabou"
    1:54

    País

    O candidato à liderança do PSD Rui Rio recusou fazer um debate com Santana Lopes na SIC e alega que o acordo prevê apenas dois debates televisivos, na RTP e na TVI. Assegura também que foi o adversário a fazer do assunto uma "trapalhada". Santana Lopes diz por sua vez que não são admissíveis "birras".

  • Risco de chuvas de lama e fraca qualidade do ar este fim-de semana

    País

    As autoridades alertam para o risco de chuvas de lama e para a fraca qualidade do ar este fim-de semana O fenómeno explica-se devido à precipitação e a uma massa de ar vinda do norte de Africa. A agência Portuguesa do Ambiente diz que Lisboa e o Algarve devem ser as regiões mais afetadas.

  • PSD tem a maior queda e vê PS subir nas intenções de voto
    2:22

    País

    O PSD de Rui Rio está pior do que há um ano estava com Pedro Passos Coelho. Na sondagem de novembro, os sociais-democratas caem abaixo dos 27% e veem o PS cada vez mais longe, a 15% de diferença. Mesmo com o caso Tancos, o PS subiu e se as eleições fossem hoje, vencia sem maioria absoluta.

    Sondagem SIC/Expresso

  • Muitos britânicos querem segundo referendo ao Brexit
    2:02