Opinião

Marques Mendes sobre Angola: "No plano das pessoas, a relação é sobretudo com Portugal"

Marques Mendes sobre Angola: "No plano das pessoas, a relação é sobretudo com Portugal"

Na opinião de Luís Marques Mendes, a anunciada cimeira empresarial apadrinhada por Marcelo Rebelo de Sousa vai contribuir para acalmar e desanuviar a relação de Portugal e Angola. O comentador político diz ainda que as novas medidas de João Lourenço, o novo Presidente angolano vão agradar aos empresários portugueses.

  • "Portugal e Angola estão condenados a ficar juntos para sempre"
    3:06

    Operação Fizz

    Angola enviou uma carta a todos os embaixadores da CPLP, a questionar a investigação feita a Manuel Vicente, no âmbito da operação Fizz. O Governo não revela o conteúdo da carta, mas diz que não está relacionado com o mandato de detenção ao antigo vice-Presidente de Angola. O Presidente da República reafirma o bom relacionamento entre os dois países e diz que Portugal e Angola estão condenados a ficar juntos para sempre.

  • Costa reúne-se hoje com o Presidente de Angola em Davos

    Mundo

    O primeiro-ministro reúne-se esta noite com o chefe de Estado de Angola, logo após chegar a Davos, na Suíça. O encontro acontece num momento em que o processo da justiça portuguesa contra o ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente, afeta as relações entre os dois países.

  • António Costa fala em relação fraterna com Angola
    1:13

    País

    António Costa encontrou-se esta terça-feira à noite com o Presidente de Angola, João Lourenço. No final do encontro o primeiro-ministro falou com os jornalistas sobre as relações fraternas que Portugal tem com Angola. António Costa disse que as questões da justiça em nada afetam o entendimento entre os dois países.

  • Portugal e Angola reunidos em Davos
    13:52

    Opinião

    Cândida Pinto, jornalista da SIC, e Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA - União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas-, foram convidados da Edição da Noite desta terça-feira para analisar a reunião entre o primeiro-ministro português e o Presidente angolano em Davos, na Suíça, no âmbito do Fórum Económico Mundial.

  • "Se Portugal não confia no sistema judicial de Angola não deve fazer negócios com o país"
    18:27

    País

    O julgamento do caso Fizz arrancou esta segunda-feira. Victor Silva, diretor do Jornal de Angola, esteve na Edição da Noite para analisar como estão as relações entre Portugal e Angola, numa altura em que Manuel Vicente viu recusada a transferência do processo para o país angolano. Victor Silva afirmou que a decisão de "separar os processos vai de encontro aos interesses dos dois estados" e vai mais longe ao dizer que se Portugal "não confia no sistema judicial de Angola então não pode fazer negócios com o país".

  • "As relações (entre Portugal e Angola) são excelentes"
    1:31

    País

    O Presidente da República insiste que as relações políticas e diplomáticas entre Portugal e Angola não podiam ser melhores. A propósito do encontro do primeiro-ministro com João Lourenço, em Davos, Marcelo Rebelo de Sousa diz que todos os contactos, mais ou menos públicos, são importantes. O chefe de Estado não comentou a decisão de António Costa de não divulgar parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República.

  • Diretor artístico demite-se do Museu de Serralves
    2:44

    Cultura

    Estão ainda por esclarecer as razões da demissão do diretor artístico do Museu de Serralves. João Ribas apresentou a demissão esta sexta-feira, um dia depois da inauguração da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorp. A demissão foi associada a restrições a algumas imagens de cariz sexual explícito. Mas a Fundação de Serralves garante que foi o próprio João Ribas quem decidiu retirar duas obras da exposição. E sublinha que estava decidido desde o início apresentar as obras de cariz sexual explícito numa zona com acesso restrito.

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.