Opinião

10 coisas para fazer durante a discussão do Orçamento do Estado (e não só)

10 coisas para fazer durante a discussão do Orçamento do Estado, do Debate Quinzenal ou até durante uma Moção de Censura ou de Confiança.


1. Tratar das unhas
Pode ser limar, colocar endurecedor, ‘gelinho’ ou mesmo pintar;

2. Tratar dos dentes
Palitar os restos de comida dos restaurantes e bares do Parlamento ou, numa versão mais higiénica, usar fio dentário.

3. Tratar dos pés
No verão é mais fácil, mas dá sempre para colocar creme, retocar as unhas dos pés ou descansar os mesmos fora do calçado.

4. Tratar do nariz
Limpar com algum cuidado e pormenor as mucosas nasais, removendo pó acumulado e ranheta indesejada e aborrecida e às vezes visível a olho nu.

5. Tratar das orelhas
Improvisar um cotonete com uma tampa de uma esferográfica bic. Numa versão mais cómoda, usar um lenço de papel na ponta da tampa da esferográfica para não magoar o interior da orelha.

6. Tratar dos olhos
Retocar ou colocar o eye-liner, que realça os olhos e aumenta o olhar. Usar o pincel apropriado para dar volume às pestanas e retocar as sobrancelhas.


Usar o resto do lenço de papel - o que sobrar da parte que já foi utilizada para tratar das orelhas - para retirar aquelas remelas que de manhã não se conseguiram detetar.

7. Tratar da carteira
Fazer uma limpeza geral à tralha que se acumula na carteira durante meses e que não serve para nada. Recibos velhos, cartões de visita indesejáveis, talões ultrapassados do Euromilhões e outros desperdícios.

8. Tratar dos Sapatos
Engraxar ou escovar os sapatos debaixo da bancada, de forma a estarem impecáveis à saída do plenário.

9. Tratar do telefone
Tirar a bateria e a protecção, limpar com cuidado os pedaços de cotão que se vão acumulando. Limpar o visor - pode ser com o líquido utilizado nos óculos - e voltar a montar o telefone; verificar se não há partículas indesejáveis no orifício do carregador, o que às vezes prejudica o contacto, sobretudo nos telefones que andam no bolso.

10. Votar
A favor ou contra, conforme se está no Governo ou na oposição.

  • “Fui vendido várias vezes, de contrabandista para contrabandista”
    9:06