País

Trinta por cento dos professores têm um esgotamento, mas poucos recorrem a profissionais de saúde mental

Trinta por cento dos professores enfrentam um  esgotamento, associado a elevados níveis de ansiedade e depressão, mas são  poucos os que recorrem a ajuda de profissionais de saúde mental, concluiu  um estudo hoje divulgado. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Andrea Comas / Reuters

Segundo o estudo, desenvolvido por Ivone Patrão e Joana Santos Rita,  investigadoras do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), são  os docentes mais velhos, efetivos e com mais anos de experiência quem apresenta  níveis superiores de esgotamento. 

Os professores do ensino primário apresentam valores superiores nos  níveis de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento profissional.

Os valores mais elevados de esgotamento são apresentados pelos professores  do sexo feminino. 

A investigação começou em 2009 e ainda decorre, mas já há dados de uma  amostra de 800 professores do 1 até o 12 ano em todo o país. 

O estudo demonstra ainda que também os professores que têm alunos com  necessidades educativas especiais apresentam valores mais elevados de ansiedade,  esgotamento e preocupações profissionais.  

Já os professores com elevada autoeficácia apresentam baixos níveis  de esgotamento. 

Os dados alertam para a influência dos professores que revelam elevados  níveis de esgotamento como estímulo negativo para os pares, bem como para  o facto de, geralmente, poucos professores recorrerem a ajuda de profissionais  de saúde mental.  

Os professores com níveis elevados de esgotamento apresentam baixos  níveis de satisfação no trabalho, nomeadamente em escolas públicas.  

Este e outros temas estão em debate, entre hoje e sábado, no ISPA, em  Lisboa, no 12 Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado  ao tema "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos  através da Investigação e da Prática". 

 

Lusa

  • Esta casa foi construída por uma impressora 3D
    16:27