País

Jornalista da SIC Henrique Cymerman premiado em Espanha

O jornalista e correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, foi esta quarta-feira distinguido com o prémio Direitos Humanos da Advocacia 2014, concedidos pelo Conselho Geral da Advocacia Espanhola.

Henrique Cymerman foi distinguido na categoria de meios de comunicação social.

Henrique Cymerman foi distinguido na categoria de meios de comunicação social.

Henrique Cymerman foi distinguido na categoria de meios de comunicação social. Correspondente das publicações La Vanguardia e Mediaset no Médio Oriente, os jurados premiaram a mediação do jornalista no encontro entre os presidentes de Israel (Simon Peres) e da Palestina (Mahmud Abbas), celebrado no Vaticano.

O júri considerou o encontro "um ato histórico e sem precedentes, a favor da paz".

Na categoria de instituições, foi premiada a Escola Ciudad de los Muchachos, que desde que foi fundada, em 1970, acolheu milhares de crianças e jovens em situação de risco.

  • O perfil de Henrique Cymerman
    5:01

    País

    Henrique Cymerman é jornalista da SIC e e foi protagonista da primeira grande entrevista televisiva do papa. Mas a conversa com Francisco foi apenas o ponto alto de uma longa e singular carreira. Cymerman é correspondente da SIC no Médio Oriente há mais de 20 anos e foi para Israel há quase 40. Tinha apenas 16 anos quando deixou Portugal, o primeiro passo para uma enorme aventura. Pelo caminho ficam entrevistas aos maiores nomes da história.

  • Nos bastidores da entrevista ao Papa
    2:15

    Mundo

    Durante mais de uma hora o correspondente da SIC Henrique Cymerman conversou com o papa sobre temas que afetam a Igreja e o Mundo, e até sobre o Mundial. A SIC mostra-lhe os bastidores na primeira grande entrevista televisiva concedida pelo Papa Francisco. Longe do seguimento da entrevista, o líder da Igreja Católica ofereceu uma réplica de um alto relevo romano ao jornalista da SIC e Henrique Cimerman deu um terço de Jerusalém como presente.

  • Grande Entrevista do Papa no Jornal da Noite

    Mundo

    É a primeira grande entrevista concedida pelo Papa Francisco a uma estação de televisão. Durante mais de uma hora, o jornalista da SIC Henrique Cymerman conversou, no Vaticano, com o Papa Francisco sobre os grandes temas que afetam a Igreja e o Mundo.