País

Nova fundação quer uma "geração azul" em Portugal

Nova fundação quer uma "geração azul" em Portugal

A Fundação Oceano Azul, apresentada oficialmente esta sexta-feira, quer criar uma "geração azul", através de programas de educação para os oceanos que incluam todos os alunos do 1º ciclo. Um objetivo que o Presidente da República subscreveu. Marcelo Rebelo de Sousa disse mesmo que a educação ambiental deveria começar no pré-escolar. Numa altura em que foi atribuída uma licença para a realização de um furo de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur, questionado pela SIC, o Presidente afirmou que a aposta no oceano "passa pela exploração de recursos naturais sem afetar a sustentabilidade" e que se tem de "procurar um equilíbrio".

  • Uma viagem ao Oceanário de Lisboa
    1:55

    País

    O Oceanário de Lisboa está quase a fazer 20 anos. O edifício foi projetado para a Expo 98 e recebeu centenas de milhares de visitantes durante o evento, tornando-se numa das principais atrações. Ao longo das duas décadas, o Oceanário tem-se mantido um sucesso. O principal aquário tem 5 milhões de litros de água salgada e 500 espécies de todo o mundo. Além do espaço de lazer, é também um lugar que se tem dedicado à sensibilização do público para a preservação dos mares.

  • Papa Francisco - entre a vulnerabilidade de um abalo e a oportunidade de uma reforma

    Papa e a tensão na Igreja

    Não é o tempo cronológico que define Francisco, mas o tempo da oportunidade, sem necessariamente sintonizar a ação com o tempo mediático. Esta circunstância pode dar um bom enquadramento de leitura para o «escândalo» dos abusos sexuais por parte de clérigos católicos. Mas o impacto mediático gerado pelo relatório da Pensilvânia e pela carta de um arcebispo a pedir a resignação do Papa, com a visita à Irlanda como pano de fundo, acabou por criar também uma oportunidade. Os próximos meses são por isso fulcrais para atenuar os danos e reconstruir laços de confiança nas instituições. Não há folga para oportunidades desperdiçadas. A pressão é elevada. A dimensão mediática não terá sido devidamente valorizada. Francisco ficou mais exposto às críticas e aos críticos.

    Joaquim Franco

  • Piloto que morreu no Estoril terá ficado sem travões
    1:17
  • Empresa de segurança sob suspeita na Guarda
    4:47
  • O embaraço do príncipe Harry
    0:29