País

Costa promete celebrar saída de Dijsselbloem com vinho de Cantanhede

PAULO CUNHA

O primeiro-ministro português, António Costa, recebeu esta quarta-feira, em Cantanhede, uma garrafa de vinho de produção local e prometeu guardá-la para brindar à mudança do presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem.

No final da sessão de inauguração de um novo edifício no Biocant Park - Parque Tecnológico de Cantanhede, o autarca João Moura ofereceu a António Costa uma garrafa de vinho comemorativa dos 500 anos do foral daquele município do distrito de Coimbra.

"Prometo guardar este vinho para brindar à mudança de presidente do Eurogrupo", respondeu António Costa à oferta do presidente da Câmara.

Na ocasião, o primeiro-ministro disse que se há 20 anos em Portugal era fácil saber quais eram os vinhos bons, "porque eram poucos, mas era muito fácil encontrar vinhos maus", atualmente não é assim e é difícil encontrar maus vinhos.

Costa elogiou a associação da produção ao conhecimento e à investigação que se faz no setor.

"Hoje, é impossível saber quais são os vinhos bons, porque são tantos que nem apontando numa agenda é possível estarmos atualizados com os bons vinhos", referiu.

Para António Costa, o que mudou foi o conhecimento que passou a ser incorporado na produção vitivinícola em Portugal e foi "essencial para melhorar a qualidade e o valor" dos produtos tradicionais portugueses.

"E é por isso que o nosso vinho hoje é não só melhor, como tem mais valor e é mais competitivo. E é um excelente exemplo de como investir no conhecimento é também investir num bom vinho", declarou o governante.

Lusa

  • Acidente que vitimou duas pessoas em Pavia originou incêndio rural
    1:19

    País

    Um violento acidente em Pavia, no concelho de Mora, fez este sábado dois mortos e quatro feridos. As vítimas mortais são dois dos três ocupantes de um carro com matrícula estrangeira. O choque entre os dois veículos acabou ainda por dar origem a um incêndio rural que mobilizou 57 operacionais auxiliados por três meios aéreos.

  • Sobe para 43 o número de mortos na queda da ponte em Génova
    1:52
  • Temperaturas voltam a subir este fim-de-semana
    1:48

    País

    As temperaturas voltam a subir este fim-de-semana e podem rondar os 40º em algumas regiões do país. Há 15 distritos sob aviso amarelo devido ao calor e sete em alerta vermelho pelo risco de incêndio. O ministro da Administração Interna já decretou a situação de alerta até a próxima quarta-feira.

  • Daimler chama às oficinas um milhão de carros

    Economia

    O fabricante automóvel alemão Daimler pediu que um milhão de veículos sejam levados às oficinas por suspeita de terem um sistema para manipular as emissões de gases poluentes, afetando praticamente todas as classes, divulga este sábado um jornal.