País

Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

Na Mata Nacional dos Medos, na Costa de Caparica, numa estrada florestal onde não passam carros.

Ricardo Rosa

Ricardo Rosa

Ricardo Rosa

Jornalista

Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

Em breve vamos esmiuçar estes 65,5 km, do Marquês de Pombal a Setúbal, percorridos em quatro horas a pedalar sem pressa de chegar - e mais algumas para desfrutar do passeio e almoçar a meio caminho.

Este foi o percurso, registado através da aplicação Strava e animada em vídeo no site Relive:

Por volta das 17:00, a equipa de "Dar a Volta" (leia mais sobre o projeto aqui), voluntários e acompanhantes entrou finalmente em Setúbal.

À chegada, Ana Santos, investigadora e professora da Faculdade de Motricidade Humana (e mentora do projeto) fez um balanço positivo da experiência, assinalando também os "pontos críticos" da viagem.

Qualquer um podia juntar-se à viagem, embora este não fosse um evento organizado, com escolta policial. A exceção foi o percurso na cidade de Lisboa, que levou também elementos da Polícia Municipal de bicicleta.

Do Marquês de Pombal a Belém, pedalaram também alguns decisores políticos como o secretário de Estado do Desporto ou o vereador da Câmara de Lisboa com essa pasta, além de elementos da CP e da Transtejo.

A travessia do Tejo fez-se no ferry até à Trafaria, de onde a comitiva, então mais reduzida, seguiu por uma das mais antigas ciclovias do país até à Costa de Caparica (sim, é possível ir à praia de bicicleta e em segurança sem ter que passar pelas habituais filas na Ponte no verão). E daí continuou em estrada até à Fonte da Telha e Aroeira.

Nos Foros da Amora, os cicloturistas entraram na Estrada Nacional 10. Bastante movimentada, por ali passam inclusive muitos camiões, durante a semana. Contudo, valem as largas bermas, que permitiram uma viagem segura de bicicleta.

A maior parte dos participantes fez a viagem em bicicletas elétricas - esse é também um dos objetivos do projeto "Dar a volta": o uso de bicicletas com pedalada assistida como verdadeira alternativa ao automóvel. Por isso, a entrada de "raspão" na Arrábida, após Azeitão, não custou a fazer.

O regresso a Lisboa foi feito de comboio, que permite o transporte gratuito de bicicletas.

"Dar a volta" continua online nos próximos dias, com a divulgação de mais elementos sobre este percurso, e volta à estrada a 6 de maio, para cumprir a etapa Setúbal-Sines, tal como foi a 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que assinalou 90 anos esta quarta-feira.

  • Dar a Volta: o percurso da primeira etapa
    1:19

    País

    Foram 65,5km, do Marquês de Pombal a Setúbal, percorridos esta quarta-feira em quatro horas a pedalar sem pressa de chegar - e mais algumas para desfrutar do passeio e almoçar a meio caminho. Este foi o percurso, registado através da aplicação Strava e animada em vídeo no site Relive.

  • Dar a volta: o trajeto de Marquês de Pombal a Belém
    2:57

    País

    Esta quarta-feira, estivemos numa bicicleta a caminho de Setúbal no âmbito do projeto "Dar a Volta". Trata-se de uma iniciativa que pretende promover o uso da bicicleta em Portugal e dar uma nova vida à rota histórica da I Volta a Portugal, realizada em abril de 1927. Acompanhe aqui parte desse trajeto, de Marquês de Pombal a Belém.

  • Dar a Volta de Lisboa a Setúbal: da Trafaria à Caparica
    27:21

    Desporto

    Continuamos de bicicleta a caminho de Setúbal no âmbito do projeto "Dar a Volta". Esta iniciativa visa promover o uso da bicicleta em Portugal e dar uma nova vida à rota histórica da I Volta a Portugal que aconteceu há 90 anos. Acompanhe aqui parte do trajeto, entre Lisboa a Setúbal

  • Dar a Volta: de bicicleta na Nacional 10 a caminho de Setúbal
    10:29

    País

    É bastante movimentada, por ali passam inclusive muitos camiões, durante a semana. Contudo, valem as largas bermas, que permitiram uma viagem segura de bicicleta. A SIC acompanhou esta quarta-feira a primeira etapa da "Dar a Volta", em direto no Facebook da SIC Notícias, reveja aqui o vídeo.

  • O balanço da primeira etapa de "Dar a volta"
    8:33

    País

    A investigadora e professora Ana Santos, mentora do projeto "Dar a volta", fez um balanço da viagem entre Lisboa e Setúbal, à SIC Notícias, no final da viagem. "Dar a volta" ligou hoje as duas cidades de bicicleta, numa reedição da primeira etapa da 1ª Volta a Portugal, mas desta vez com o objetivo de promover o uso dos velocípedes no dia-a-dia.

  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.