País

Quatro reportagens da SIC premiadas

Quatro reportagens da SIC receberam menções honrosas nos prémios de jornalismo "Direitos Humanos e Integração". Todos os trabalhos podem ser revistos na íntegra aqui, no site da SIC Notícias.

A Grande Reportagem "Renegados" que aborda o drama dos que lutam pelo direito à nacionalidade portuguesa. A Reportagem Especial "Quanto estou a cantar, não estou preso", sobre a integração de reclusos através da música. "Bairro do Cerco: A Revolução da Juventude", um trabalho sobre o poder do desporto e da arte na inclusão social. E a Grande Reportagem "Angola, um país rico com vinte milhões de pobres" que denúncia as assimetrias sociais e económicas do país.

Os prémios de Direitos Humanos e Integração distinguem o trabalho de jornalistas, em prol dos direitos e liberdades fundamentais. Uma iniciativa conjunta da Unesco e da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
A entrega dos troféus decorreu esta quinta-feira no Palácio Foz, em Lisboa.

  • Renegados
    35:53

    Grande Reportagem SIC

    Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada. A Grande Reportagem da SIC, Renegados, mostra-lhe vários casos de pessoas que já passaram por essa situação.

  • Quando estou a cantar não estou preso
    21:36

    Reportagem Especial

    "Ópera na Prisão" é um projecto de integração através da arte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Começou em 2014 no Estabelecimento Prisional de Leiria e juntou 23 reclusos a profissionais de música. Ao longo de três anos aprenderam a cantar e a interpretar a ópera Don Giovanni, de Mozart, que apresentaram ao público no grande auditório da Fundação.

  • Angola, um país rico com 20 milhões de pobres
    44:31

    Grande Reportagem SIC

    Na última década, registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos da independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país que tem um dos maiores consumos de champanhe per capita e onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.

  • Ex-espião Silva Carvalho relata em livro práticas ilícitas

    País

    O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa Silva Carvalho, condenado em 2016 por violação do Segredo de Estado, assume práticas ilícitas enquanto operacional das secretas portuguesas, num livro que vai ser publicado na próxima sexta-feira.

  • O avô que se dedica a abraçar bebés prematuros

    Mundo

    "O avô da unidade de cuidados intensivos". É assim que as enfermeiras do Hospital Children's Healthcare de Atlanta, nos EUA, chamam a David Deutchman, um homem de 82 anos que, há 12 anos, vai à UCI dois dias por semana para abraçar os recém-nascidos.