País

Os efeitos dos incêndios na natureza

Os efeitos dos incêndios na natureza

Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Risco ambiental em Tondela
    2:04

    País

    O presidente da Câmara de Tondela diz que a saúde pública pode estar em causa se não for encontrada uma solução para o tratamento de águas no aterro sanitário que foi atingido pelo fogo. José António Jesus fala na necessidade de uma resposta nacional para minimizar o risco ambiental.

  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57

    País

    Tondela foi um dos municípios mais atingidos pelo incêndio, deixando dezenas de animais feridos e perdidos no concelho. Várias clínicas veterinárias são agora um porto de abrigo e, em alguns casos, um ponto de encontro. Muitos dos animais chegaram recolhidos por voluntários e a maior parte dos casos são animais que, no momento de aflição, foram soltos pelos donos e salvos pelo instituto de sobrevivência.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • Nunca mais
    9:16

    Reportagem Especial

    No Alto Minho, em concelhos como Monção, os fogos não fizeram vítimas mas provocaram elevados prejuízos. Já na vizinha Galiza, chora-se a morte de quatro pessoas e a destruição de casas, empresas e milhares de hectares de floresta. A reportagem da SIC andou nos últimos dias entre o norte de Portugal e a Espanha, onde o fogo caminhou sem fronteiras.