País

Anulado despacho do anterior Governo para mudança de licença de empresa de Carlos Pimenta

Dois dias antes das últimas legislativas, o então secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, autorizou a alteração da licença de produção de energia eólica da empresa Generg para solar fotovoltaica. A Generg é empresa de produção de energia a partir de fontes renováveis e é presidida por Carlos Pimenta, também ex-secretário de Estado do Ambiente. A procuradoria-geral da República anulou esta autorização do Governo de Passos Coelho.

O jornal Público adianta hoje que o conselho consultivo da procuradoria-geral da República considerou nulo o despacho assinado por Artur Trindade, por ser ilegal, inconstitucional e violar os princípios da concorrência e transparência. Este parecer foi pedido pelo atual secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Se a portaria assinada por Artur Trindade fosse válida, isso representaria um sobrecusto para o Estado de 42 milhões de euros.

O atual Governo rejeitou nove pedidos idênticos ao da Generg, que custariam aos cofres do Estado 350 milhões de euros.

  • "Insuficiente" ou "eleitoralista"? O Orçamento sob o olhar dos partidos
    2:18
  • Falhas de energia suspendem circulação ferroviária na Linha do Oeste e entre Alfarelos e a Figueira da Foz

    País

    A circulação ferroviária entre Alfarelos e a Figueira da Foz, no Ramal de Alfarelos, no distrito de Coimbra, só foi restabelecida hoje de madrugada, depois de ter estado suspensa devido a falhas de energia, segundo a Infraestruturas de Portugal. Já a circulação ferroviária na Linha do Oeste no troço entre o Louriçal e a Bifurcação de Lares/Bifurcação de Verride continua suspensa, mais uma vez devido a falhas no fornecimento de energia.

  • Gasóleo fica mais caro em 2019

    Orçamento do Estado 2019

    O gasóleo vai ficar mais caro no ano que vem. Desta vez, será por via do aumento da taxa sobre as emissões de dióxido de carbono. A medida consta da última versão preliminar do Orçamento do Estado para 2019, a que a SIC teve acesso.

    Notícia SIC

  • BCP ou o banco da Opus Dei?
    1:03
  • Bolsonaro com vantagem de quase 20% sobre Haddad
    1:54
  • França enfrenta as piores cheias em 130 anos
    1:18