País

Secretário de Estado do Ambiente diz que a seca piora a cada dia que passa

NUNO VEIGA

O secretário de Estado do Ambiente diz que será preciso um ano com chuva acima da média para repor as águas subterrâneas. Em entrevista ao Observador, Carlos Martins afasta o cenário de racionamento mas avisa que a cada dia que passa a seca piora.

A situação mais grave é a que se vive na zona de Viseu. O governo diz que neste momento são precisos 40 camiões cisterna por dia, para garantir água aos 100 mil habitantes da região e que quando os recursos próximos secarem, a água terá de vir de Castelo de Bode, de comboio.

Ainda assim, o secretário de Estado afasta qualquer risco para o abastecimento público e diz que se não fossem as barragens atuais, a situação seria ainda pior.

  • Marcelo "muito preocupado" com seca em Portugal
    0:46

    País

    O Presidente da República diz que está muito preocupado com a situação da seca no país. Marcelo Rebelo de Sousa visita esta tarde a barragem de Fagilde, em Viseu, para tomar conhecimento das dificuldades de abastecimento de água a populações.

  • Governo garante que está empenhado em combater a seca
    11:27

    Economia

    O ministro da Agricultura esteve esta quinta-feira na SIC Notícias e garantiu que o Governo e o setor estão atentos e a responder da forma mais célere possível ao problema da seca. Capoulas Santos falou ainda dos apoios prometidos aos agricultores, da reforma da floresta e do apoio europeu recebido depois dos incêndios.

  • Piloto que morreu no Estoril terá ficado sem travões
    1:17
  • Empresa de segurança sob suspeita na Guarda
    4:47
  • O embaraço do príncipe Harry
    0:29