País

PS volta a subir nas intenções de voto, PSD é o que mais perde

Sondagem SIC/Expresso

PS volta a subir nas intenções de voto, PSD é o que mais perde

O PS continua à frente nas intenções de voto dos portugueses, mas sem maioria absoluta. No último estudo da Eurosondagem SIC/Expresso, em janeiro, os socialistas aumentam a vantagem em relação ao PSD, que continua em queda, apesar da eleição de um novo líder.

Na hora da despedida, os portugueses vêem melhor Pedro Passos Coelho, com uma subida de popularidade no mês de janeiro. Contudo, não chega aos calcanhares do Presidente da República, não belisca o primeiro-ministro, nem chega para o PSD subir nas intenções de voto. Antes pelo contrário.

Nos dados da Eurosondagem, o PS é o partido que mais sobe e o PSD é o que mais cai. A distância entre os dois é agora de mais de 14%. O Bloco do Esquerda perde 0,1% e segue-se o CDS-PP, que ultrapassa a CDU, com 0,1% de diferença entre os dois partidos. O PAN também sobe 0,1%.

No caso das legislativas, o PS ganha, sem maioria absoluta. Já o PSD está cada vez mais longe de ganhar as eleições. A recuperar da operação, Marcelo Rebelo de Sousa esteve menos presente no dia-a-dia das pessoas, em janeiro. Mas, nem por isso, deixou de ganhar popularidade. O Presidente da República continua líder isolado no campeonato dos líderes políticos.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado com base em 1018 entrevista telefónicas validadas.

  • Primeiro-ministro alerta para riscos de 2019
    2:31