País

Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados

A subcomissão de Ética vai analisar a regulação dos apoios às viagens dos deputados das regiões autónomas, depois da polémica em torno da acumulação dessa ajuda com o subsídio de mobilidade. O presidente da Assembleia da República diz que o objectivo é saber se a legislação em vigor deve ou não ser alterada.

No despacho dirigido à subcomissão de Ética, Ferro Rodrigues pediu para que se analise o tema à luz da garantia e do reforço da transparência da actividade parlamentar.

Na primeira reunião, que se realizou esta quinta-feira à porta fechada, foi decidido começar por ouvir o secretário-geral do Parlamento, Albino de Azevedo Soares, o que deverá acontecer na próxima semana.

  • Carlos César não se demite por causa da polémica sobre as viagens dos deputados das ilhas
    2:13

    País

    O presidente do PS diz que não se demite por casa da polémica sobre as viagens dos deputados das ilhas. César foi um dos sete que recebeu o reembolso de viagens que não pagou. Garante que não há qualquer ilegalidade, apesar de outros parlamentares terem um entendimento diferente e um deles já ter apresentado a demissão. Mas o próprio presidente do parlamento saiu agora em defesa dos deputados.

  • Nova presidente da JSD considera exemplar a demissão do deputado do Bloco de Esquerda
    0:21

    País

    A nova presidente da JSD e deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes elogiou, esta manhã, na SIC Notícias, a atitude do deputado do Bloco de Esquerda que se demitiu depois do caso do reembolso das viagens às ilhas. "Foi exemplar (...) o facto de assumir a sua responsabilidade", disse. O deputado Paulino Ascenção renunciou ao mandato na sequência da notícia sobre duplicação de abonos nas deslocações dos parlamentares eleitos pelas regiões autónomas.

  • António Costa visita militares portugueses em missão no Afeganistão
    2:10
  • Greta Thunberg e o discurso que silenciou a Cimeira do Clima 
    2:25