País

"Quem incentiva a que populações se coloquem em risco está a cometer um apelo ao crime"

"Quem incentiva a que populações se coloquem em risco está a cometer um apelo ao crime"

O ministro da Administração Interna reagiu às críticas sobre a retirada de pessoas de casa à força, devido à proximidade das chamas em Monchique. Eduardo Cabrita diz que a prioridade foi sempre salvar vidas e deixou críticas à comunicação social.

  • Habitantes do Enxerim obrigados a abandonar casas em poucos minutos
    1:57

    País

    Em Silves, o fogo prossegue e a população está apreensiva. Ao final da tarde desta quarta-feira, o bairro do Enxerim teve de ser evacuado em pouco tempo e viveram-se momentos de pânico e desespero. O vento aumentou, as chamas desceram a colina e ameaçaram pessoas e casas. A GNR continua a retirar moradores por precaução, até porque o incêndio está longe de estar extinto.

  • "É um disparate" estar a questionar a atuação das forças de segurança
    16:20

    País

    Nos últimos dias, na zona de Monchique, foram retiradas de casa cerca de 300 pessoas, algumas a muito custo. A GNR encontrou resistência dos moradores e há quem se queixe de ter sido levado à força. O advogado Paulo Saragoça da Mata, em entrevista à SIC Notícias, considera que "é uma tempestade num copo de água" questionar a forma como atuaram as forças de segurança. Já o psiquiatra João Redondo alerta para o impacto que as perdas vão ter em algumas famílias.

  • Número de feridos no fogo de Monchique sobe para 41, incluindo 22 bombeiros
    0:32

    País

    A segunda comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deu hoje o incêndio que lavra há uma semana em Monchique como dominado, mas sublinhou que ainda não é o momento de cruzar os braços. Patricia Gaspar atualizou também o número de feridos para 41, um deles em estado grave. Entre os feridos, incluem-se 22 bombeiros.    

  • "Cerca de 50" casas destruídas em Monchique

    País

    O número de casas destruídas total ou parcialmente durante o incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique, no Algarve, pode chegar a "cerca de 50", disse esta quinta-feira à agência Lusa o presidente da Câmara, Rui André.

  • Acidente que vitimou duas pessoas em Pavia originou incêndio rural
    1:19

    País

    Um violento acidente em Pavia, no concelho de Mora, fez este sábado dois mortos e quatro feridos. As vítimas mortais são dois dos três ocupantes de um carro com matrícula estrangeira. O choque entre os dois veículos acabou ainda por dar origem a um incêndio rural que mobilizou 57 operacionais auxiliados por três meios aéreos.

  • Sobe para 43 o número de mortos na queda da ponte em Génova
    1:52
  • Temperaturas voltam a subir este fim-de-semana
    1:48

    País

    As temperaturas voltam a subir este fim-de-semana e podem rondar os 40º em algumas regiões do país. Há 15 distritos sob aviso amarelo devido ao calor e sete em alerta vermelho pelo risco de incêndio. O ministro da Administração Interna já decretou a situação de alerta até a próxima quarta-feira.

  • Daimler chama às oficinas um milhão de carros

    Economia

    O fabricante automóvel alemão Daimler pediu que um milhão de veículos sejam levados às oficinas por suspeita de terem um sistema para manipular as emissões de gases poluentes, afetando praticamente todas as classes, divulga este sábado um jornal.