País

"Quem incentiva a que populações se coloquem em risco está a cometer um apelo ao crime"

"Quem incentiva a que populações se coloquem em risco está a cometer um apelo ao crime"

O ministro da Administração Interna reagiu às críticas sobre a retirada de pessoas de casa à força, devido à proximidade das chamas em Monchique. Eduardo Cabrita diz que a prioridade foi sempre salvar vidas e deixou críticas à comunicação social.

  • Habitantes do Enxerim obrigados a abandonar casas em poucos minutos
    1:57

    País

    Em Silves, o fogo prossegue e a população está apreensiva. Ao final da tarde desta quarta-feira, o bairro do Enxerim teve de ser evacuado em pouco tempo e viveram-se momentos de pânico e desespero. O vento aumentou, as chamas desceram a colina e ameaçaram pessoas e casas. A GNR continua a retirar moradores por precaução, até porque o incêndio está longe de estar extinto.

  • "É um disparate" estar a questionar a atuação das forças de segurança
    16:20

    País

    Nos últimos dias, na zona de Monchique, foram retiradas de casa cerca de 300 pessoas, algumas a muito custo. A GNR encontrou resistência dos moradores e há quem se queixe de ter sido levado à força. O advogado Paulo Saragoça da Mata, em entrevista à SIC Notícias, considera que "é uma tempestade num copo de água" questionar a forma como atuaram as forças de segurança. Já o psiquiatra João Redondo alerta para o impacto que as perdas vão ter em algumas famílias.

  • Número de feridos no fogo de Monchique sobe para 41, incluindo 22 bombeiros
    0:32

    País

    A segunda comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deu hoje o incêndio que lavra há uma semana em Monchique como dominado, mas sublinhou que ainda não é o momento de cruzar os braços. Patricia Gaspar atualizou também o número de feridos para 41, um deles em estado grave. Entre os feridos, incluem-se 22 bombeiros.    

  • "Cerca de 50" casas destruídas em Monchique

    País

    O número de casas destruídas total ou parcialmente durante o incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique, no Algarve, pode chegar a "cerca de 50", disse esta quinta-feira à agência Lusa o presidente da Câmara, Rui André.

  • Os processos judiciais em que Armando Vara está envolvido
    1:42
  • Um piano que reproduz atuações humanas
    5:21