País

Semana da Mobilidade começa no domingo sob o lema "Combina e Move-te"

© Nacho Doce / Reuters

Um total de 50 países, entre os quais Portugal, cumpre a partir de domingo mais uma Semana Europeia da Mobilidade, sob o lema "Combina e Move-te", uma iniciativa que termina a 22 com o Dia Europeu sem Carros.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a edição deste ano terá a maior participação portuguesa de sempre, com a adesão de 84 municípios e 87 localidades, quer promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

O ênfase da iniciativa este ano é a multimodalidade dos transportes, algo que a comissão europeia pretende fomentar no sistema de transportes dos países da União Europeia.

Segundo a APA, além das ações de promoção e sensibilização que decorrem durante a campanha, cada município deverá manifestar a intenção em investir em medidas que concretizem e permitam que se viva em cidades e vilas mais sustentáveis.

Desde a primeira edição que Portugal tem contribuido com a implementação de várias medidas permanentes, e este ano "serão ultrapassadas as 3.656 medidas introduzidas" desde que foi criada a iniciativa.

O "transporte multimodal" é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.

Lusa

  • Diretor do Museu Serralves demite-se

    Cultura

    O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou esta sexta-feira o pedido de demissão à administração da Fundação Serralves.

  • Filho de José Eduardo dos Santos vai a tribunal pelo "caso dos 500 milhões"
    1:44

    Mundo

    O filho do ex-Presidente angolano José Filomeno dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe enfrentam a acusação do Ministério Público, no chamado "caso dos 500 milhões", que os acusa de alegada associação criminosa, fraude e branqueamento de capitais. Em Luanda, a Procuradoria-Geral da República confirmou o envio do processo para tribunal.

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.

  • PGR de Angola confirma detenção de antigo ministro

    Mundo

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola confirmou esta sexta-feira a detenção do antigo ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, indiciado pela prática dos crimes de peculato, corrupção, branqueamento de capitais, entre outros puníveis pelo Código Penal.