País

"Sejamos claros, a Constituição prevê a renovação do mandato" de procuradora

Hoje no Jornal da Noite da SIC

"Sejamos claros, a Constituição prevê a renovação do mandato" de procuradora

Joana Marques Vidal concorda com o mandato único para o procurador-geral da República mas não tem dúvidas que, atualmente, a lei não impedia a recondução. Na entrevista exclusiva à SIC e ao Expresso, que será emitida hoje e amanhã, a mulher que deixa hoje a chefia do Ministério Público deita assim por terra os argumentos utilizados pelo Governo e Presidente da República para a sua substituição.

  • Os casos e as frases que marcaram o mandato de Joana Marques Vidal

    País

    Joana Marques Vidal, a primeira mulher nomeada Procuradora-Geral da República, teve o seu mandato marcado por vários casos mediáticos, entre os quais a prisão preventiva do ex primeiro-ministro José Sócrates. Cumpriu esta quinta-feira o seu último ato oficial no cargo ao dar posse ao procurador-geral-adjunto Albano Morais Pinto, que irá exercer funções na área criminal junto do Supremo Tribunal de Justiça.

  • A mudança na PGR: as vozes contra e a favor

    País

    Após vários meses de especulação, o dossier está fechado: Joana Marques Vidal não será reconduzida como procuradora-geral da República. O cargo é assumido por Lucília Gago, até agora a número dois na PGR. Uma mudança que, antes de o ser, já muitos tinham condenado.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.