País

Governo propõe atualização da tabela remuneratória dos guardas prisionais

Medida é tentativa de travar as greves nos estabelecimentos prisionais.

O Governo propôs esta quinta-feira a promoção de mais de 100 guardas prisionais, numa tentativa de travar as greves nos estabelecimentos prisionais. O Executivo pretende ainda atualizar a tabela remuneratória, equiparando-a à da PSP.

O Ministério da Justiça e os sindicatos estiveram reunidos durante três horas na presença do diretor geral dos serviços prisional, e não chegaram para já a nenhum acordo.

Suspenderam as negociações para que os sindicatos possam refletir sobre as propostas avançadas pelo Governo, algumas das quais vão ao encontro das reivindicações dos sindicatos.

O Ministério da Justiça propõe a promoção de mais de 100 guardas a guardas principais e ainda a atualização da tabela remuneratória dos guardas prisionais, equiparando-a à da PSP.

No entanto, em relação à revisão do estatuto profissional, o Governo remete a decisão apenas para a próxima legislatura.

Os sindicatos estão nesta altura a analisar as propostas e nas próximas horas vão informar se mantêm ou não as greves agendadas até ao último dia do mês.