País

Ilhas das Flores e Corvo sob aviso de mau tempo

Ventos forte e agitação marítima fazem-se sentir com a passagem da depressão Diana no grupo Ocidental dos Açores (ilhas das Flores e Corvo), que vai estar sob aviso vermelho, em São Mateus, Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores.

ANTÓNIO ARAÚJO

Passagem de uma superfície frontal fria deverá provocar chuva continua, por vezes forte, nas ilhas do grupo Ocidental dos Açores.

Os grupos Central e Ocidental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de vento e precipitação fortes, segundo o IPMA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera que emitiu ainda um aviso amarelo também para Faro, que já terminou.

O alerta para a agitação marítima a partir das 09:00 de domingo e até às 14:00 desta segunda-feira, 31 de dezembro.

As ilhas das Flores e Corvo (grupo Ocidental), nos Açores, estão, desde as 06:42 de hoje, e até às 12:00, sob aviso amarelo do IPMA devido à passagem de uma superfície frontal fria, acompanhada de vento e chuva fortes.

Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial (grupo Central), o IPMA emitiu o mesmo aviso, que vigora a partir das 06:42, para a previsão de vento frio e forte, e, a partir das 09:00, para o risco de precipitação e trovoada.

O aviso amarelo para o grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores vai manter-se ativo durante todo o dia de hoje, até às 00:00.

O aviso amarelo é o terceiro em termos de gravidade numa escala de cinco sendo relativo a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, entre outras medidas, que se mantenham limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências e que não se circule sem necessidade.

Alerta ainda que, em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.

Com Lusa

  • "EUA continuam a andar para trás em direitos humanos"
    2:02
  • Uma visita personalizada ao museu da BMW
    4:17