País

7 ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva "por vezes forte"

Flores, Corvo, Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial sob aviso a partir das 15:00 de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores sob aviso amarelo (o terceiro mais grave), até domingo, devido às previsões de chuva "por vezes forte".

Em causa está uma "superfície frontal fria, com atividade moderada a forte", que irá provocar "um agravamento do estado do tempo nos grupos ocidental e central", alertou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), numa nota de imprensa.

As ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 09:00 de domingo, esperando-se "períodos de chuva, por vezes fortes".

Já nas ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) o aviso amarelo decorre entre as 15:00 de hoje e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como manter os sistemas de drenagem limpos e evitar circular nas estradas sem necessidade.

Lusa

  • "Rui Pinto pode ter feito um tremendo serviço à comunidade"
    1:23