A verdade sobre a mentira

Autor do site Imprensa Falsa defende a sátira como verdade anestesiada

Autor do site Imprensa Falsa defende a sátira como verdade anestesiada

Abriu a janela do Imprensa Falsa há pouco mais de uma década. José Pedro Silva, humorista, é um leitor atento da atualidade e um autor satírico com assinatura de referência no mundo online e offline. Ataca as notícias falsas que descreve como burlas. Defende a sátira, como uma verdade anestesiada, com alguma dose de factos. O site passou de blogue a publicação com presença destacada no Facebook.

O nome não é escolhido ao acaso. É o assumir da honestidade junto do público, para que não fiquem quaisquer dúvidas. Ainda assim, são algumas as histórias de quem não percebeu a brincadeira embrulhada em sátira. "O Imprensa Falsa deu uma notícia que as pessoas mais altas também iam ter uma sobretaxa de IRS, porque iam ter uma vista melhor (...) Houve um comentário de uma pessoa que se indignava porque a altura é uma questão herditária e há sempre a questão de uma pessoa com 1.90 metros poder não ver bem", recorda.

  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.