CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

O regresso apoteótico de “Blade Runner”

Cartaz Cinema

O regresso apoteótico de “Blade Runner”

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“Blade Runner 2049” é uma apoteose de técnica e espectáculo, prolongando as aventuras narradas no filme original, lançado em 1982. João Lopes destaca ainda a estreia de “Borg vs. McEnroe”, sobre a rivalidade entre os dois tenistas, e a edição em DVD de três títulos portugueses com chancela da Academia Portuguesa de Cinema.

Foi o canadiano Denis Villeneuve a retomar a herança de “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott — o novo “Blade Runner 2049” prolonga a história de humanos e humanóides num futuro hiper-vigiado. O herói é, desta vez, interpretado por Ryan Gosling, mas Harrison Ford também está presente, retomando a personagem que interpretara no filme original.

Através de “Borg vs. McEnroe”, o realizador Janus Metz retrata a rivalidade de dois grandes tenistas — o sueco Björn Borg e o americano John McEnroe — e, muito em particular, o seu épico confronto na final do torneio de Wimbledon, em 1980. Os papéis de Borg e McEnroe estão entregues, respectivamente, a Sverrir Gudnason e Shia LaBeouf.

“Al Berto”, de Vicente Alves do Ó, evoca a fascinante personagem do poeta Al Berto (1948-1997), com especial incidência no período da segunda metade da década de 70 em que viveu em Sines — um retrato individual e uma memória colectiva de alguns anos atribulados da sociedade portuguesa.

Na área do DVD, merece especial destaque o lançamento de uma colecção de filmes portugueses com chancela da Academia Portuguesa de Cinema. Os primeiros títulos publicados são “A Mulher do Próximo” (1988), de José Fonseca e Costa, “Manhã Submersa” (1980), de Lauro António, e “Domingo à Tarde” (1966), de António de Macedo.

* Banda sonora: “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott

> “End Titles”, Vangelis

  • O "amor cego" de Francisco por Maria Leal
    35:21

    Vidas Suspensas

    O programa Vidas Suspensas regressou esta terça-feira com a primeira parte do caso de um jovem que herdou um milhão de euros, esteve casado com a cantora Maria Leal e está hoje sem nada.

    1.ª parte - Reportagem na íntegra

  • Quem são os 10 novos secretários de Estado
    2:36

    País

    Quinze secretários de Estado, dez novos e cinco reconduzidos, tomam posse esta quarta-feira. O primeiro-ministro aproveitou a remodelação no Governo para mexer nas secretarias de Estado de sete ministérios.

  • Saiba se a sua conta do Facebook foi afetada pelo ataque informático

    País

    O ataque informático ao Facebook a 25 de setembro expôs informações de 29 milhões de contas. Mas não pense que os afetados estão do outro lado do mundo ou que isso nunca acontece em Portugal. Para tirar as dúvidas, a rede social disponibilizou uma ferramenta que diz se a sua conta foi afetada ou não.

    SIC

  • "Andava a trabalhar na agricultura e, na brincadeira, botei o fogo"
    8:50