CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

João Botelho recria a “Peregrinação”

Cartaz Cinema

João Botelho recria a “Peregrinação”

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“Peregrinação”, o novo filme de João Botelho, recria para o nosso tempo as aventuras de Fernão Mendes Pinto. João Lopes destaca ainda a estreia de “Stronger”, filme que pode valer a Jake Gyllenhaal uma nomeação para os Óscares, e a edição em DVD de “A Vida de uma Mulher”, segundo Maupassant.

Depois de “Os Maias” (2014), segundo Eça de Queirós, João Botelho propõe uma nova celebração do nosso património histórico e literário: “Peregrinação” é uma evocação das viagens de Fernão Mendes Pinto, no século XVI, integrando a recriação de alguns temas do álbum “Por Este Rio Acima” (1982), de Fausto.

A obra do cineasta português António de Macedo (1931-2017) está na actualidade do mercado através do lançamento de “Nos Interstícios da Realidade”, de João Monteiro — um documentário sobre a singular trajectória criativa de um nome essencial no arranque do Cinema Novo.

“Stronger – A Força de Viver”, de David Gordon Green, evoca o atentado terrorista na Maratona de Boston, em 2013, através de Jeff Bauman, um dos sobreviventes. A sua odisseia de resistência tem como elemento fundamental uma notável composição de Jake Gyllenhaal.

Kristin Scott Thomas, Patricia Clarkson e Timothy Spall são alguns dos nomes do brilhante elenco de “A Festa”, de Sally Potter. A veterana cineasta britânica propõe um retrato cáustico de uma celebração que se vai transformando num ritual de revelação de muitos comportamentos ocultos.

Adaptando “Une Vie”, de Guy de Maupassant, o filme “A Vida de uma Mulher”, de Stéphane Brizé, com Judith Chemla no papel central, é um dos títulos mais importantes da recente produção francesa — já está disponível em DVD.

* Banda sonora: “Pleasantville” (1998), de Gary Ross

> “Across the Universe”, Fiona Apple

  • Pais do bebé agredido em Vila Franca de Xira exigem justiça
    1:06