CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Spielberg celebra o trabalho jornalístico

Cartaz Cinema

Spielberg celebra o trabalho jornalístico

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Com “The Post”, Steven Spielberg celebra o trabalho jornalístico e o direito à informação através da evocação de uma história da década de 70. João Lopes destaca também a estreia de dois documentários, “Faithfull” e “Gatos”, e ainda a edição em Blu-ray de um clássico de Frank Capra.

Com Tom Hanks e Meryl Streep nos principais papéis, o novo filme de Steven Spielberg evoca o momento, em 1971, em que o jornal “The Washington Post” decide publicar os polémicos “Pentagon Papers”, sobre o envolvimento americano no Vietname — uma saga jornalística na tradição liberal de Hollywood que surge entre os nove títulos nomeados para o Oscar de melhor filme do ano.

Marianne Faithfull aceitou partilhar com a realizadora Sandrine Bonnaire (mais conhecida como actriz do cinema francês) algumas memórias dramáticas, nomeadamente sobre o período em que consumiu drogas e o modo como se empenhou no combate à dependência — “Faithfull” é um documentário ao mesmo tempo tocante e intimista.

“Gatos”, de Ceyda Torun, aborda um universo estranho e fascinante: a vida dos gatos das ruas de Istambul e, em particular, o modo como se relacionam com os seres humanos — um exemplo raro, pleno de humor, de aplicação de um olhar documental.

Há mais um clássico de Hollywood disponível no circuito de Blu-ray: “Não o Levarás Contigo” (1938), de Frank Capra, combina as agruras do drama e as alegrias da comédia para propor uma fábula social sobre o dinheiro e as relações humanas — com o par James Stewart/Jean Arthur.

* Banda sonora: “Cinderela em Paris” (1957), de Stanley Donen

> “How Long Has This Been Going On?”, Audrey Hepburn

  • Morreu Pedro Queiroz Pereira
    2:00
  • Belenenses recebe FC Porto esta tarde no Jamor
    1:51

    Desporto

    O Belenenses e o Futebol Clube do Porto encontram-se esta tarde no Estádio Nacional do Jamor.Sergio Conceição espera um jogo complicado mas considera que a equipa está preparada para a vitória. Já Silas, treinador da equipa do Restelo, diz que só sabe jogar ao ataque e nem quer ouvir falar em empates.

  • A vida e carreira de Kofi Annan
    3:39