CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Saoirse Ronan interpreta os sonhos da adolescência

Saoirse Ronan interpreta os sonhos da adolescência

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Dos títulos que estiveram na corrida ao Oscar de melhor filme, este é o derradeiro a chegar ao mercado português: “Lady Bird”, a história de uma adolescente de Sacramento, Califórnia, que sonha com uma vida diferente em Nova Iorque. João Lopes comenta os resultados dos Oscars, destacando também a edição em DVD de “Lucky”, uma das interpretações finais de Harry Dean Stanton.

Da cerimónia dos Oscars, para além da vitória de “A Forma da Água”, o destaque vai também para “Dunkirk” e ainda para os momentos em que Jimmy Kimmel, acompanhado por alguns actores, surpreendeu os espectadores que assistiam a uma sessão de cinema, ao lado do Dolby Theatre.

Saoirse Ronan conseguiu mais uma nomeação para o Oscar de melhor actriz graças à sua composição da personagem central de “Lady Bird”, uma jovem a viver o ciclo de passagem da adolescência à idade adulta. Escrito e realizado por Greta Gerwig, o filme é um bom exemplo da vitalidade da produção independente.

Já disponível no mercado do DVD, “Lucky”, de John Carroll Lynch, foi um dos títulos finais de Harry Dean Stanton (1926-2017). Este é o retrato de um homem solitário numa cidadezinha esquecida da América — um exercício de poesia e nostalgia com a participação de David Lynch como actor.

* Banda sonora: “Syriana” (2005), de Stephen Gaghan

> “Syriana (Piano Solo)”, Alexandre Desplat

  • À conversa com a protagonista e a realizadora de "Lady Bird"
    3:06

    Cultura

    "Lady Bird" estreia esta quinta-feira nos cinemas. O filme era o único realizado por uma mulher que estava nomeado para os Óscares deste ano. Tinha cinco nomeações mas não conquistou nenhuma, ao contrário dos Globos de Ouro, em que conseguiu os prémios de melhor filme e melhor atriz. A SIC falou com a protagonista e a realizadora, em exclusivo, em Londres.

  • "Foi uma leviandade completa", Rio acusa Governo no processo de transferência do Infarmed
    0:34
  • Taxistas acusam o Governo de falta de respeito e mantêm protesto há 7 dias
    2:20
  • Andy Murray protagoniza momento caricato numa sessão fotográfica na China
    0:38
  • Polícia ainda não tem pistas sobre homícidio de emigrante português no Brasil
    0:50
  • BE quer bandeira portuguesa no navio Aquarius
    3:15

    Mundo

    O Bloco de Esquerda quer que o Governo português conceda o registo ao navio 'Aquarius', permitindo que continue a sua missão de busca e resgate de migrantes e refugiados no Mar Mediterrâneo. O navio operado por duas organizações não-governamentais viu o registo ser retirado pela Autoridade Portuária do Panamá. Pedro Filipe Soares revelou que o Bloco de Esquerda já enviou carta ao Minsitério dos Negócios Estrangeiros a pedir ajuda.