CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Celebrando o centenário de Ingmar Bergman

Celebrando o centenário de Ingmar Bergman

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Foi a 14 de Julho de 1918 que nasceu Ingmar Bergman: o seu filme final, “Saraband”, está de regresso às salas de cinema.

João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o arranque de um ciclo de reposições de títulos assinados por grandes mestres do cinema francês.

Neste Verão cinematográfico, os clássicos estão na ordem do dia. Desde logo, através da reposição de “Saraband” (2003), derradeira longa-metragem do mestre sueco Ingmar Bergman, sobre o reencontro de um casal interpretado por Liv Ullmann e Erland Josephson — mergulhamos, assim, nos enigmas das relações humanas, seus amores e desamores.

Do cinema francês, poderemos ver ou rever (até meados do mês de Outubro), um conjunto de filmes assinados por alguns autores incontornáveis. Esta semana surgem:

— “O Crime do Sr. Lange” (1936), de Jean Renoir: uma intriga policial que Renoir, três anos antes de rodar “A Rera do Jogo”, transforma numa viagem pelos mistérios da alma;

— “Madame de...” (1953), de Max Ophüls: protagonizado por Danielle Darrieux, com acção a decorrer nos salões da Belle Époque, este é um exemplo maior da arte melodramática de Ophüls;

— “Dois Homens em Manhattan” (1959), de Jean-Pierre Melville: um policial injustamente esquecido em que Melville (também um dos actores principais) mostra a sua paixão pelos modelos do filme “noir” americano;

— “Olhos sem Rosto” (1960), de Georges Franju: uma intriga policial, marcada por uma violência contida, para nos relembrar que Franju é um dos mestres franceses que importa dar a conhecer às novas gerações.

Num registo habitual do mercado do Verão, surge também “Arranha-Céus”, um “blockbuster” protagonizado por Dwayne Johnson, com realização de Rawson Marshall Thurber. Curiosidade maior: trata-se uma co-produção EUA/China.

* Banda sonora: “Melodia Negra” (1955), de Jack Webb

> “I Never Knew”, Peggy Lee

  • Piloto que morreu no Estoril terá ficado sem travões
    1:17
  • Empresa de segurança sob suspeita na Guarda
    4:47