CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Filme de Spike Lee denuncia o racismo

Filme de Spike Lee denuncia o racismo

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Distinguido com o Grande Prémio de Cannes, “BlacKkKlansman – O Infiltrado”, de Spike Lee, chega esta semana às salas portuguesas. João Lopes evoca outros momentos marcantes da filmografia de Spike Lee, comentando também a estreia de “Mulher que Segue à Frente”, com Jessica Chastain.

“BlacKkKlansman – O Infiltrado” baseia-se na história verídica de um polícia afro-americano do Colorado que, em 1979, conseguiu penetrar na rede da organização Ku Klux Klan. A partir de uma situação quase irónica, Spike Lee faz um filme profundamente trágico denunciando o racismo e, ao mesmo tempo, propondo uma subtil reflexão sobre a América dos nossos dias.

Jessica Chastain continua a apostar em personagens capazes de contrariar alguns clichés femininos, por vezes com componentes feministas. No caso de “Mulher que Segue à Frente”, de Susanna White, Chastain interpreta Caroline Weldon (1844-1921), uma pintora que defendeu os índios Sioux, tendo feito um retrato do lendário chefe Touro Sentado.

No DVD, o destaque vai para “O Meu Amigo Pete” (2017), de Andrew Haigh, um belo filme que passou algo despercebido nas salas. Nele se encena a história de um rapaz algo à deriva na vida familiar que começa a trabalhar no meio das corridas de cavalos, criando uma especialíssima relação com um cavalo (“Pete”) — com Charlie Plummer e Steve Buscemi.

Também através do DVD, evocamos “Malcolm X” (1992), um retrato do polémico e contraditório líder afro-americano, por certo um dos filmes mais importantes na obra de Spike Lee. O actor principal, Denzel Washington, é pai de John David Washington que agora podemos descobrir como protagonista de “BlacKkKlansman”.

* Banda sonora: “He Got Game” (1998), de Spike Lee

> “Fanfare for the Common Man”, Aaron Copland

  • O que vai mudar com a "Lei Uber"
    1:06

    País

    A lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transportes entra em vigor no dia 1 de novembro. Saiba aqui o que muda com a nova regulamentação.

  • Avião presidencial de Donald Trump investigado por peritos em explosivos
    0:54

    Mundo

    O Air Force One foi alvo de uma investigação por uma equipa especializada em explosivos devido a uma suposta ameaça. A operação foi montada, depois de uma mulher ter conduzido um carro até à base militar de Maryland, onde se localiza o avião presidencial de Donald Trump e ter alegado que no interior do carro estavam explosivos.

  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.