piano.JPG

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Palma de Ouro de Godard já está nas salas

Palma de Ouro de Godard já está nas salas

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Distinguido com uma Palma de Ouro especial, em Cannes, “O Livro de Imagem”, de Jean-Luc Godard chega esta semana às salas portuguesas. João Lopes destaca também as estreias de “Parque Mayer” e “Silvio e os Outros”, sem esquecer um ciclo comemorativo do centenário de Ingmar Bergman.

O trabalho de Jean-Luc Godard, paciente e requintado, reflectindo sobre as heranças trágicas do século XX e os efeitos da globalização no mundo de imagens e sons, prossegue com “O Livro de Imagem”. Consagrado no Festival de Cannes deste ano, o filme chega às salas portuguesas em paralelo com as reposições, em cópias digitais restauradas, de dois clássicos de Godard: “O Acossado” (1959) e “Pedro, o Louco” (1965).

Paolo Sorrentino continua a observar, entre a caricatura e o drama, as convulsões da sociedade italiana. Com “Silvio e os Outros”, propõe nada mais na menos que um retrato de Silvio Berlusconi — uma vez mais, Toni Servillo, seu actor fetiche, é o protagonista.

“Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos, celebra a herança estética e simbólica de uma das mais genuínas formas de expressão popular: o teatro de revista. Com Francisco Froes, Daniela Melchior e Diogo Morgado, o filme tem como pano de fundo histórico os primeiros tempos do Estado Novo e da censura salazarista.

“Mónica e o Desejo” (1953), “A Máscara” (1966) e “Cenas da Vida Conjugal” (1972) são alguns dos títulos incluídos num ciclo de homenagem a Ingmar Bergman (1918-2007). O evento inicia-se em Lisboa, alargando-se depois a Porto, Braga e Setúbal.

* Banda sonora: “Nova Vaga” (1990), de Jean-Luc Godard - “Distant Fingers”, Patti Smith

  • SIC no voo inaugural do novo avião da TAP A330 Neo
    2:19