6ª FEIRA NO PRIMEIRO JORNAL

Da Minha Janela

Da Minha Janela

Cada qual tem a sua, feita de alegria, tristeza, memórias sem fim, conquistas e oportunidades que não regressam mais. A SIC leva cada um dos que encontra até a uma janela e a partir daí conta histórias de vida à beira dum parapeito.

  • Da janela da Casa Senna, depois de 184 anos de história
    7:02

    Da Minha Janela

    Há 184 anos de portas abertas na Baixa de Lisboa, a Casa Senna pode encerrar muito em breve. Quando abriu, comercializava jogos, marfins, automóveis. Foi a primeira loja a vender as botas desportivas ao Sporting, em 1906, e em agosto de 1988 tinham 2 mil pares de botas de futebol para vender. Nem mesmo o incêndio do Chiado fez com que fechassem portas definitivamente. Mas parece que pode agora acontecer.

    Da Minha Janela

  • Da janela na Mouraria de Amélia Ribeiro dos Santos
    6:18

    Da Minha Janela

    O arranque da ditadura em Portugal, nos anos 20, ficou marcado por uma série de revoltas republicanas, muito importantes na vida dos que viviam em Lisboa. No "Da Minha Janela" desta semana, encontramos as marcas desses dias trágicos com Amélia Ribeiro dos Santos, em pleno bairro da Mouraria, mulher que se divorciou quando a sociedade não o permitia.

    Da Minha Janela

  • Da janela daquele que já foi "o maior supermercado de droga do Porto"
    6:22

    Da Minha Janela

    Quem lá vive viu à janela, durante muitos anos, tantos a chegar à procura de um quanto para alimentar o vício. Os dias do bairro de São João de Deus no Porto já não são como dantes. Foi em tempos, o maior supermercado de droga da cidade. Os toxicodependentes partiram restando agora o sobressalto com a construção de casas novas que não são do agrado de todos. Este é o Da Minha Janela desta semana.

    Da Minha Janela

  • Da janela de Carlos Rosado, faroleiro da Leça da Palmeira
    6:12

    Da Minha Janela

    Em Portugal há 144 faroleiros no exercício da profissão e 53 faróis em função costeira. No “Da Minha Janela” desta semana, viajamos até Leça da Palmeira ao encontro de Carlos Rosado. É faroleiro no farol de Leça da Palmeira. Dos 47 anos de vida, 45 foram passados de olhos postos no mar uma vez que o pai também era... faroleiro.

    Da Minha Janela

  • Da janela em tijolo de Manuel Carvalho
    6:10

    Da Minha Janela

    A urbanização Bella Guarda começou a ser construída em 2006. Estavam previstos 75 apartamentos. A empresa construtora faliu e deixou a obra a meio. O esqueleto de tijolo e betão é hoje uma residência para pessoas sem-abrigo. Manuel Carvalho encontrou neste condomínio abandonado um quarto para morar. Sem água e sem luz, chama-lhe uma casa. Este é o Da Minha Janela, desta semana.

    Da Minha Janela

  • Da janela de Carlos Alberto, nascido e criado na Ericeira
    4:28

    Da Minha Janela

    A cada Inverno, os pescadores, da pesca artesanal, são obrigados a ficar longe do mar por causa da agitação marítima e do excesso de areia no cais, trazido pelas correntes. A cada ano que passa, se forem seis meses ao mar já não é mau. Quando o tempo aperta olham, da janela, o passar dos dias sem sustento. Conheça a história de Carlos Alberto, nascido e criado na Ericeira.

    Da Minha Janela