E se fosse consigo?

Pessoas com perturbações do espectro do autismo devem sair de casa

Pessoas com perturbações do espectro do autismo devem sair de casa

Patrícia de Sousa, psicóloga e diretora técnica da APSA-Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, defende que é preciso retirar do isolamento e de casa os jovens e os adultos que têm perturbação do espectro do autismo. Para isso, a associação iniciou há três anos o projeto Casa Grande, para que estas pessoas tenham experiências profissionais.

As empresas interessadas contam com um trabalho de mediação feito pelos técnicos da APSA. Por um lado, os que trabalham nessas empresas ficam a conhecer melhor as características da patologia, por outro, estes jovens são acompanhados no local de trabalho para que a possa haver maior integração e produtividade. Sobretudo porque muitos dos que têm Síndrome de Asperger possuem capacidades acima da média. Para a técnica é preciso sair dos gabinetes. Não basta fazer uma intervenção clínica e farmacológica.

  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.