E se fosse consigo?

"A família tradicional não existe"

"A família tradicional não existe"

Para o pediatra Mário Cordeiro vivemos uma revolução social nas últimas décadas. Cada família organiza-se como acredita que vai funcionar melhor e todas são normais. "Anormais, é quando há pessoas narcisistas, quando há violência". Para as crianças é completamente indiferente a relação entre os pais, a vida conjugal só diz respeito a duas pessoas, sejam elas, pai e mãe, dois pais, ou duas mães. O pediatra não tem dúvidas de que o necessário é terem quem lhes dê amor, educação e limites.

  • "A diferença não está na orientação sexual das pessoas que criam os filhos, está no caráter”
    6:51

    E se fosse consigo?

    Fabíola nunca desejou ter filhos. Ana sempre sonhou ser mãe. Quando se tornaram casal, pensaram adotar mas, como a lei ainda não o permitia, a opção foi a gravidez de Fabíola. Partilharam os receios e discutiram a responsabilidade com a família, com os amigos. Como é que uma criança filha de duas mães iria ser recebida na escola, no infantário? Como seria com os vizinhos? A vida foi dando as respostas. “Ser homossexual não torna ninguém melhor nem pior", diz Fabíola. "A diferença não está na orientação sexual das pessoas que criam os filhos, está no caráter”, acrescenta Ana.

  • “A criança entende pelo coração, pelo amor”
    4:17

    E se fosse consigo?

    De que é que uma criança precisa? Ao olhar dos outros, ter dois pais ou duas mães faz diferença? Quisemos perceber. Dois homens brincam com o filho adotivo, enquanto uma mulher incomodada com a cena avança para o insulto. A situação é encenada com atores e acontece num jardim público. Quem está de acordo com a mulher que manifesta preconceito e quantos discordam dela? E se Fosse Consigo?

  • Alterações às reformas criticadas à esquerda e à direita
    2:22
  • Último dia da greve dos enfermeiros com concentração junto ao Ministério da Saúde
    1:39
  • Ministro admite não intervir em questões relacionadas com associação onde trabalha a mulher
    1:28
  • MAI anuncia que chegam a Portugal em novembro 150 refugiados que estão no Egito
    0:32
  • Chuvas e ventos intensos fustigam costa mediterrânica de Espanha
    1:57