SEGUNDA A SEXTA 21:00

Edição da Noite

A análise e o debate dos temas que marcaram o dia.

  • Fogo em Monchique e estratégias da ANPC em debate
    17:47

    Edição da Noite

    Esta quinta-feira, na Edição da Noite da SIC Notícias, o fogo de Monchique e as estratégias da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) estiveram em debate com: : Ricardo Ribeiro - Presidente ASPROCIVIL/Cndt Bombeiros de Paço de Arcos; Rolando Martins - Engenheiro Florestal; Joaquim Leonardo-Cmdt Bombeiros Algueirão /Mem Martins; Paulo Baldaia- Comentário Político; Professor Luciano Lourenço - Diretor do núcleo Investigação Cientifica de Incêndios Floestais da Universidade de Coimbra.

  • “Numa situação destas é difícil que não haja desorganização no terreno”
    16:59

    Opinião

    Para o antigo Comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) é difícil que numa situação “anómala” como a do incêndio em Monchique, não exista desorganização no terreno. O General Paiva Monteiro dá o exemplo da diminuição do número de operacionais no terreno entre o quarto e o quinto dia, que considera ter resultado de uma má avaliação da situação.

  • “Bombeiros a comandar seria uma mais-valia"
    1:02

    Opinião

    O presidente da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários defende que o comando das operações devia ser assumido pelos bombeiros. Rui Silva acredita que isso traria mais conhecimento e organização para o terreno.

  • "Há uma grande falta de respeito por estes homens e mulheres que fazem o seu melhor"
    13:15

    Opinião

    Têm sido públicas as críticas dos bombeiros à estratégia do combate ao fogo. A indignação surge depois de críticas da população à falta de operacionais quando, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, há um forte contingente a combater as chamas em Monchique. Rui Silva critica a imagem “desajustada” e a “falta de respeito” e defende uma maior autonomia das associações no comando.

  • "Um partido vale sempre pela sua coerência"
    0:47

    Opinião

    Depois da polémica com Ricardo Robles, que foi criticado por especulação imobiliária, Francisco Louçã acredita que o Bloco de Esquerda tem agora de revalidar as convicções do partido e agir em concordância. Recorde-se que Robles acabou por renunciar ao cargo de vereador na Câmara de Lisboa, depois da direção do partido ter apoiado a continuação na autarquia.

    Francisco Louçã

  • Pneumologista explica problemas de saúde que podem surgir devido à nuvem de poeira
    5:39

    País

    As temperaturas altas já chegaram, e não vêm sozinhas. O pneumologista José Reis Ferreira esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para explicar as consequências a nível respiratório que a nuvem de poeira do norte de África podem representar para a saúde dos portugueses. O médico aconselha, especialmente nos grupos de risco, a permanência em locais frescos e em ambientes calmos.

  • "O caminho depois do dia 8 de setembro não será fácil para o presidente eleito"
    8:56

    Opinião

    O advogado e adepto do Sporting Paulo Farinha Alves esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias para analisar as eleições no Sporting. O advogado considerou que não há dúvidas relativamente à validade da decisão de Jaime Marta Soares sobre a Assembleia-Geral extraordinária que pretendia que fossem validadas todas as candidaturas. Paulo Farinha Alves considera ainda que cabe ao presidente da MAG verificar as candidaturas apresentadas, e que o adiamento das eleições "não resolve" as questões jurídicas relativas a Bruno de Carvalho e Carlos Vieira. Para o advogado, a tarefa do próximo presidente do clube não será fácil devido ao legado de Bruno de Carvalho.