Perdidos e Achados

A Comissão de Extinção da PIDE com Sousa e Castro

Exclusivo Online

A Comissão de Extinção da PIDE com Sousa e Castro

Em entrevista à SIC, Sousa e Castro revela que quando chegou à Comissão de Extinção da PIDE cada partido tinha um comissário político em sua representação. Alterar essa realidade foi uma das mudanças que protagonizou, durante os sete anos que esteve à frente da comissão.

Sousa e Castro integra a Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães um ano antes da Revolução de Abril. O Capitão de Abril participa na organização da operação militar que põe fim a 48 anos de regime ditatorial.

Em entrevista à SIC, Sousa e Castro recorda o papel e a importância da Polícia Internacional e de Defesa do Estado português, a propósito da fuga da prisão de Vale de Judeus de 89 antigos agentes da PIDE/DGS, no dia 29 de junho de 1975.

Sousa e Castro coordenou a Comissão de Extinção da PIDE durante os 7 anos a seguir à fuga.

  • Ex-espião Silva Carvalho relata em livro práticas ilícitas

    País

    O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa Silva Carvalho, condenado em 2016 por violação do Segredo de Estado, assume práticas ilícitas enquanto operacional das secretas portuguesas, num livro que vai ser publicado na próxima sexta-feira.

  • O avô que se dedica a abraçar bebés prematuros

    Mundo

    "O avô da unidade de cuidados intensivos". É assim que as enfermeiras do Hospital Children's Healthcare de Atlanta, nos EUA, chamam a David Deutchman, um homem de 82 anos que, há 12 anos, vai à UCI dois dias por semana para abraçar os recém-nascidos.