Reportagem Especial

  • "As exigências são muitas, o dinheiro é pouco e os jovens com deficiência cada vez são mais"
    2:55

    Reportagem Especial

    Operador de Serigrafia é um dos 4 cursos do Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, o CECD, em Sintra. A organização sem fins lucrativos emprega 215 profissionais que dão apoio a 500 pessoas por dia. Queixa-se de atrasos nos pagamentos, vindos dos fundos comunitários e do IEFP, para a formação profissional. A Reportagem Especial, Os (im)perfeitos iguais, passa sábado, no Jornal da Noite da SIC.

  • "Sou um grande artista e quero continuar a ser"
    3:01

    Reportagem Especial

    Filipe Cerqueira aprendeu desenho e pintura no Atelier de Expressão Plástica da Cercica, em Cascais. Aos 29 anos e com a síndrome de Asperger, Filipe encontrou num Centro de Actividades Ocupacionais espaço para criar obras de arte influenciadas por figuras do cinema e dos desenhos animados, de que é um fã incondicional. A Reportagem Especial, Os (im)perfeitos iguais, passa sábado, no Jornal da Noite da SIC.Os (im)perfeitos iguais

  • Pertual: Portugal em Mirandês
    19:02

    Reportagem Especial

    Foi há 20 anos que o Mirandês ganhou o estatuto de segunda língua oficial do país. Tão antigo como o português, aquele que começou por ser considerado um dialeto, é falado por cerca de 15 mil pessoas. Na Reportagem Especial deste sábado vamos conhecer melhor a cultura desta língua, que começou por ser apenas parte da tradição oral dos mais velhos, mas que hoje é escrita e lida nas escolas de Miranda do Douro.

    Reportagem Especial

  • "Pertual: Portugal em mirandês"
    0:43

    Reportagem Especial

    Há 20 anos o mirandês ganhou o estatuto de segunda língua oficial do país.Tão antigo como o português, aquele que começou por ser considerado um dialeto, é falado por cerca de 15 mil pessoas.

  • "À espera...": o que leva os portugueses a não trocar o carro pelos transportes
    17:34

    Reportagem Especial

    O Metro de Lisboa, a CP, a Transtejo e a Carris estão no topo das queixas dos utentes dos transportes públicos. Só o último relatório dá conta de 8.500 reclamações nos primeiros seis meses do ano. A Reportagem Especial deste sábado vai em busca das razões que levam os portugueses das grandes cidades a não trocar o carro particular pelos transportes públicos.

    Reportagem Especial

  • A realidade das notícias falsas na luta política em Portugal

    Reportagem Especial

    As notícias falsas devem começar a ganhar terreno nas redes sociais em Portugal, a pouco menos de um ano das próximas legislativas. O aviso é feito a partir do Observatório da Comunicação, que considera que as mentiras que circulam online, como ataque político, vão fazer parte do nosso quotidiano, sem se saber ainda se, de alguma forma, vão beneficiar alguns dos candidatos.

    Luís Manso

  • Mentira online como arma política
    10:55

    Reportagem Especial

    As notícias falsas devem começar a ganhar terreno nas redes sociais em Portugal, a pouco menos de um ano das próximas legislativas. O observatório da comunicação, que lança este aviso, considera que as mentiras que circulam online, como arma política, vão fazer cada vez mais parte do nosso quotidiano.

    Reportagem Especial

  • "À Espera"
    0:39

    Reportagem Especial

    Segundo o último relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes foram registadas no primeiro semestre de 2018 cerca de oito mil e quinhentas queixas relacionadas com o mau funcionamento dos transportes. A maior parte das reclamações diz respeito ao Metro, CP, Transtejo e Carris. Os atrasos constantes, a supressão de carreiras, a sobrelotação, a falta de condições e o preço dos passes sociais são os principiais motivos que afastam os portugueses dos transportes públicos coletivos. Aliás, os portugueses estão entre os europeus que menos utilizam os transportes. Na grande Lisboa, apenas um em cada dez habitantes utilizam os transportes regularmente. Ainda segundo dados da União Europeia, o nível de insatisfação dos portugueses em relação ao preço dos transportes é dos mais elevados da Europa.