Reportagem Especial

  • "Pertual: Portugal em mirandês"
    0:43

    Reportagem Especial

    Há 20 anos o mirandês ganhou o estatuto de segunda língua oficial do país.Tão antigo como o português, aquele que começou por ser considerado um dialeto, é falado por cerca de 15 mil pessoas.

  • "À espera...": o que leva os portugueses a não trocar o carro pelos transportes
    17:34

    Reportagem Especial

    O Metro de Lisboa, a CP, a Transtejo e a Carris estão no topo das queixas dos utentes dos transportes públicos. Só o último relatório dá conta de 8.500 reclamações nos primeiros seis meses do ano. A Reportagem Especial deste sábado vai em busca das razões que levam os portugueses das grandes cidades a não trocar o carro particular pelos transportes públicos.

    Reportagem Especial

  • A realidade das notícias falsas na luta política em Portugal

    Reportagem Especial

    As notícias falsas devem começar a ganhar terreno nas redes sociais em Portugal, a pouco menos de um ano das próximas legislativas. O aviso é feito a partir do Observatório da Comunicação, que considera que as mentiras que circulam online, como ataque político, vão fazer parte do nosso quotidiano, sem se saber ainda se, de alguma forma, vão beneficiar alguns dos candidatos.

    Luís Manso

  • Mentira online como arma política
    10:55

    Reportagem Especial

    As notícias falsas devem começar a ganhar terreno nas redes sociais em Portugal, a pouco menos de um ano das próximas legislativas. O observatório da comunicação, que lança este aviso, considera que as mentiras que circulam online, como arma política, vão fazer cada vez mais parte do nosso quotidiano.

    Reportagem Especial

  • "À Espera"
    0:39

    Reportagem Especial

    Segundo o último relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes foram registadas no primeiro semestre de 2018 cerca de oito mil e quinhentas queixas relacionadas com o mau funcionamento dos transportes. A maior parte das reclamações diz respeito ao Metro, CP, Transtejo e Carris. Os atrasos constantes, a supressão de carreiras, a sobrelotação, a falta de condições e o preço dos passes sociais são os principiais motivos que afastam os portugueses dos transportes públicos coletivos. Aliás, os portugueses estão entre os europeus que menos utilizam os transportes. Na grande Lisboa, apenas um em cada dez habitantes utilizam os transportes regularmente. Ainda segundo dados da União Europeia, o nível de insatisfação dos portugueses em relação ao preço dos transportes é dos mais elevados da Europa.

  • As dúvidas continuam um ano depois do assalto em Tancos
    11:27

    Assalto em Tancos

    Mais de um ano depois, ainda não há respostas para o maior furto de sempre na história militar em Portugal. O caso de Tancos já fez cair um ministro e vários militares, e coloca também o Exército sob suspeita. A Polícia Judiciária já concluiu as peritagens às armas recuperadas, mas o Exército admite falhas nos inventários. O caso de Tancos é o tema da Reportagem Especial.

    Reportagem Especial

  • E de nós, quem cuida?
    23:13

    Reportagem Especial

    A Reportagem especial deste sábado dá a conhecer a realidade dos cuidadores informais. São mais de 800 mil no país, que lutam atualmente por um estatuto que dignifique o trabalho que fazem e lhes garanta um apoio financeiro. A maioria, mulheres, abdica da vida profissional e pessoal para cuidar de alguém, normalmente um familiar. Muitas, além das dificuldades do dia-a-dia, vivem isoladas e em risco de pobreza e de depressão.

    Reportagem Especial

  • Reportagem Especial "E de nós, quem cuida?"
    0:35

    Reportagem Especial

    Há mais de 800 mil cuidadores informais em Portugal. A maioria são mulheres, que abdicam da vida profissional e pessoal para cuidar de alguém, normalmente um familiar. Muitas vivem isoladas, em risco de pobreza e depressão. Os cuidadores lutam pela criação de um estatuto que os apoie e dignifique. Fomos conhecer a realidade dos cuidadores informais. “E de nós, quem cuida?” é o tema da Reportagem Especial. Este sábado, no Jornal da Noite.

  • Reportagem Especial "Noite de fogo"
    0:31

    Reportagem Especial

    50 pessoas morreram na sequência dos incêndios de outubro de 2017, na região Centro. Mais de 1500 casas e 500 empresas ficaram total ou parcialmente destruídas. Na Reportagem Especial "Noite de fogo" contamos-lhe seis histórias de quem viveu por dentro a tragédia.